Formação

Maria nos ensina que amar é servir

No dia em que a Igreja celebra a Visitação de Nossa Senhora, também somos chamados a sermos igreja em saída.

comshalom

No evangelho (Lc 1, 39-56), São Lucas narra a visitação de Maria à sua prima Isabel, celebração que encerra o mês mariano e é contemplada no segundo mistério gozoso do terço.

Ao visitar sua prima, Maria coloca-se em uma postura de saída de si para ir ao encontro do outro, transmitindo o grande mistério da Anunciação. Ao receber a revelação do Anjo Gabriel, a mãe de Jesus põe-se a serviço para ajudar a sua prima, não retendo para si mesma a graça que havia acabado de receber.

Em uma de suas homílias sobre a Visitação de Maria, em 2016, o Papa Francisco chamou atenção para o papel do cristão representado por Nossa Senhora: “O serviço é sinal cristão. Quem não vive para servir, não serve para viver”.  Destacando também a postura de ir encontro: “Uma pessoa que se diz cristã e não é capaz de ir ao encontro dos outros, de encontrar os outros, não é totalmente cristã. Seja o serviço, seja o encontro, requerem sair de si mesmos: sair para servir e sair para encontrar, para abraçar outra pessoa”, destacou o Santo Padre.

A postura de Maria também nos leva aos Escritos da Comunidade Católica Shalom, onde ao falar sobre a saída do individualismo e apego para pensar no irmão, é citada uma frase de Catherine Doherty: “No Reino de Deus, Deus é primeiro, o irmão é o segundo e eu sou o terceiro”.

Que o evangelho de hoje possa nos ajudar a refletir sobre como tem sido a nossa postura enquanto cristãos. Que a exemplo de Nossa Senhora, nós possamos refletir se estamos indo ao encontro daqueles que necessitam ou se estamos retendo para nós mesmos toda a graça de Deus que nos alcança.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.