Notícias

Desistir é sinônimo de fraqueza?

A ginasta americana Simone Biles desistiu de disputar a final individual de ginástica artística. A atleta de 24 anos era favorita ao ouro, mas alegou que precisava preservar sua saúde mental. “Eu realmente sinto que às vezes tenho o peso do mundo sobre meus ombros.”

comshalom

Nesta quarta-feira (28/07), a ginasta olímpica Simone Biles desistiu de disputar a final individual geral da ginástica artística nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Apesar de nem todos terem a visibilidade de Biles ou viverem a pressão a que atletas são submetidos na competição mais importante do mundo, o gesto da atleta pode servir como lição e reflexão para entender que não é fraqueza desistir.

Conheça Simone Biles

É necessário coragem para desistir 

“Algumas pessoas vão encarar a desistência como falta de vontade ou covardia, mas na verdade é um ato de coragem muito grande expor a dificuldade, a fraqueza, a saúde mental ao público”, é o que afirma a psicóloga Valeska Bassan. A coragem de Simone Biles ao reconhecer e expor seus limites mostra que aceitar ser falho não é um problema, mas tentar fazer por mídia, extrapolando as próprias limitações é um grande risco para a saúde. Por tentar atender às expectativas dos outros, a pessoa acha que desistir é um fracasso, mas é não é real.

“Precisamos aprender que podemos desistir. A gente se programa, se prepara, tem um foco, mas em algum momento esse foco pode ser diferente”, destaca a psicóloga. “No dia-a-dia, vemos muitas situações assim relacionadas ao trabalho. Por exemplo, uma pessoa que cursou uma faculdade ou exerce uma profissão para cumprir a expectativa da família. Por tentar atender às expectativas dos outros, a pessoa acha que desistir é um fracasso porque estaria decepcionando mais pessoas.”

A própria Simone Biles apontou para a pressão externa que vive e declarou:  “Acho que a saúde mental é mais importante nos esportes nesse momento. Temos que proteger nossas mentes e nossos corpos e não apenas sair e fazer o que o mundo quer que façamos”, afirmou a atleta, que já foi quatro vezes medalhista de ouro nas Olimpíadas.

Reconhecer-se limitado

“Eu não queria ir lá, fazer algo estúpido e me machucar. Sinto que muitos atletas se manifestando realmente me ajudou. É tão grande, são os Jogos Olímpicos. No fim de tudo, não queremos sair carregados de lá em uma maca”, disse a competidora. 

A equipe de ginástica dos EUA declarou em nota: “Simone continuará a ser avaliada diariamente para determinar se participará ou não nas finais de eventos individuais da próxima semana. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um ícone para tantas pessoas.”

A resiliência tem limite

A psicóloga diz que buscar atendimento profissional é sempre o mais adequado, mas pode aliviar o sofrimento também a conversa com pessoas queridas, praticar exercícios e se engajar em atividades que deem prazer. “Se perceber, se observar e se respeitar também já é um grande passo”, completa Valeska.

Então está tudo bem desistir, por vezes é realmente o melhor a se fazer. Mas lembre sempre que Deus nunca desiste de você, custe o que custar, nós somos limitados, Ele não. Confie Nele todo os seus planos, medos, sonhos e acredite que Ele fará o que for melhor. E se por acaso, desistir seja o melhor para você, tenha a certeza que Deus te fará algo muito melhor.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Esse artigo me fez acreditar que a desistência é um ato de coragem, expor as falhas , a fraqueza é muito delicado, mas às vezes será necessário para o nosso bem estar.