Formação

Você é uma pessoa compreensiva?

Vale a pena fazer uma reflexão acerca de como estamos vivendo esse aspecto da nossa vida

comshalom

Nesta sexta-feira, 17 de setembro, é comemorado o Dia da Compreensão Mundial. A data surgiu com o objetivo de conscientizar as pessoas acerca de uma das principais características que a humanidade deve ter para que os conflitos possam ser reduzidos em diferentes partes do mundo. Sabemos que esses conflitos, muitas vezes, acontecem por falta de compreensão e de diálogo entre as partes envolvidas. E você costuma ser uma pessoa compreensiva?

Os conflitos que uma pessoa enfrenta no dia a dia têm como base a mesma premissa, ou seja, a ausência de um esforço compreensivo e até mesmo empático em relação ao outro e ao que ele vive. Por isso, vale a pena fazer uma reflexão acerca de como estamos vivendo esse aspecto da nossa vida, que é também uma via de testemunho e de coerência em relação ao chamado que o Senhor nos fez.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Palavras do Papa Francisco

Em 2016, o Papa Francisco publicou uma mensagem, que permanece sendo atual, no Twitter sobre o tema. Entretanto, vale destacar que o pontífice não parou de falar sobre o assunto desde então. Isso porque a compreensão é algo que Jesus ensina para todos aqueles que querem ter uma vida nova em Deus. E não é difícil encontrar as palavras “compreensão”, “perdão” e “amor” bem próximas no dia a dia.

Pessoa compreensiva e pecado

Papa Francisco também comentou a relação que existe entre compreensão e pecado em uma de suas homilias na Casa Santa Marta. A seguir, confira, o que disse o Santo Padre: 

“Neste mundo em que vivemos, com esta cultura do provisório, a realidade do pecado é muito forte, mas Jesus, recordando Moisés, diz-nos: ‘Se há dureza do coração, se há pecado, algo se pode fazer: o perdão, a compreensão, o acompanhamento, a integração, o discernimento destes casos… Mas a verdade não se pode vender nunca! E Jesus é capaz de dizer esta verdade tão grande e, ao mesmo tempo, ser tão compreensivo com os pecadores, com os fracos”

O Papa ainda complementou: “Que Jesus nos ensine a ter, com o coração, uma grande adesão à verdade e também com o coração, uma grande compreensão e acompanhamento a todos os nossos irmãos que estão com dificuldades. E este é um dom, isto ensina-o o Espírito Santo, não estes doutores iluminados, que para nos ensinar, necessitam de reduzir a plenitude de Deus a uma equação casuística. Que o Senhor nos dê esta graça”.

Ouça agora a nova canção de Suely Façanha: Salva-vidas

Convido você a ouvir SALVA-VIDAS, uma canção feita para nos despertar a atenção ao outro, o amor ao outro, sobretudo, aos que mais precisam de nós e estão pedindo socorro. E, não vamos nos enganar, eles podem estar bem pertinho de nós!

Ouça SALVA-VIDAS em todas as plataformas digitais

Conheça Suely Façanha

Leia também | Shalom lança acolhimento on-line; saiba como utilizar o novo serviço

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.