Hoje, dia 07 de outubro, a Igreja celebra a memória da Santa Virgem Mãe de Jesus com o titulo de Nossa Senhora do Rosário. Este foi o título com o qual a Virgem se apresentou quando apareceu a São Domingo de Gusmão. Esse evento milagroso se deu no ano de 1214, nas mediações da igreja do mosteiro de Prouille.
Ali, a Santa Mulher que encontrou todas as graças diante de Deus, entregou ao jovem o santo Rosário. Esse foi também o mesmo o título pelo qual a Doce Rainha da Paz se apresentou aos três pastorzinhos nas aparições de Fátima.
Leia também| O Rosário como via de santidade
Na ocasião onde houve as revelações, São Domingos já estava há 03 dias e 03 noites em oração e penitência pelos pecadores. Ele já estava tão fraco que parecia estar já morto. Foi então que a Doce Mãe do Senhor lhe apareceu e, com voz suave e maternal, disse-lhe: “Sabes tu, meu querido Domingos, de que arma se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo? Domingos, envolvido pela graça, respondeu: Ó Senhora, Vós o sabeis melhor do que eu, porque depois de vosso Filho, Jesus Cristo, fostes o principal instrumento de nossa Salvação.”
Oportunas revelações
A Virgem então fez-lhe essa revelação: “Sabei que a peça principal da bateria foi a saudação angélica, que é o fundamento do Novo Testamento; e, portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza o meu saltério.”
Após essa aparição e profundas revelações, Domingos foi para a Catedral de Toulouse, de repente, os sinos começaram a tocar sem qualquer intervenção humana. Assim que o rapaz iniciou a pregação, uma espantosa tormenta começou, houve um tremor de terra, o sol reluziu, ouviram-se fortes trovões e o céu iluminou-se com relâmpagos. Em seguida, uma imagem de Maria, a Mãe do Salvador, milagrosamente ergueu três vezes os braços, pedindo a Deus justiça para aqueles que não se arrependessem, recorrendo à Sua proteção.
Domingos, assim, mergulhado nesses sinais extraordinários, rezou as orações do Santo Rosário a tormenta cessou. Pôde ele, desse modo, continuar tranquilamente a sua pregação, e o fez com tanto zelo e ardor, que os habitantes da cidade acolheram a devoção ao Rosário da Virgem Maria. Não demorou e os frutos vieram, na forma de profundas e substanciais conversões e mudanças de vida.
Missionário do Santo Rosário
Após a aparição da Doce Mãe de Jesus e de ter recebido como revelação o Santo Rosário, Domingos tornou-se, ele próprio, o grande propagador dessa fiel devoção no início do século XIII. Tanto que a Igreja lhe conferiu o título de “Apóstolo do Santo Rosário“.
Naquela época, havia muitos hereges que desviavam os fiéis da Igreja. São Domingos, então, por meio do santo Rosário, atendendo ao pedido expresso de Nossa Senhora, começou corajosamente a combater as heresias dos albingenses, que muito cresciam em toda a França. Vale salientar ainda que o Santo Padre da época já havia enviado vários missionários para combater tais heresias, porém, nada conseguiram. Somente São Domingos, após obedecer as prescrições da Doce Mãe do Senhor, conseguiu, por fim, acabar com a difusão das heresias.
Que Deus renove em nossos corações, por intercessão desse Servo fiel, um profundo amor e zelo pelos instrumentos da salvação. Entre estes recursos, o maior de todos eles, a Virgem Santa, a doce mãe do Salvador.
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!
Saiba mais: