Notícias

Santa Missa marca o ínicio da Missão Shalom em Lisboa

A Missão na capital portuguesa está auxiliando o Comitê de Organização da próxima Jornada Mundial da Juventude, e já espera colher os próximos frutos deste tempo novo.

comshalom

No último domingo (24), em Lisboa, foi celebrada uma Missa solene para iniciar a fundação da Missão Shalom na cidade. Os primeiros 6 missionários chegaram e estão prontos para oferecer suas vidas neste novo solo de evangelização. Todos estão trabalhando lado a lado à Diocese de Lisboa e o Dicastério das Famílias e da vida dos leigos para preparar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o início de uma nova missão Shalom.

A convite do Patriarcado de Lisboa a Comunidade Católica Shalom iniciou a presença missionária na capital portuguesa, sede da próxima JMJ em 2023. Os primeiros missionários (Zeca e Pedro) chegaram em meados de julho do ano passado. Aos poucos, os outros missionários chegaram, até que no início deste mês puderam ter a casa em sua formação completa, composta de 6 missionários, 3 homens dentre eles um sacerdote, e 3 mulheres.

Inicialmente os apostolados da missão integrarão os trabalhos do Comitê Organizador Local que organiza a JMJ. Após o evento a perspectiva é permanecer como presença missionária realizando as atividades de Evangelização próprias do Plano Evangelizador da Comunidade.

Leia também| Divulgada a data oficial da JMJ Lisboa

Funcionamento da Missão Lisboa

Por enquanto ainda não há grupos de oração em funcionamento, mas já contam com alguns benfeitores da paz e amigos próximos com quem já foram stabelecidos vínculos fraternos.

De acordo com a Responsável local e Coordenadora Apostólica, Patricia de Morais Correia, o intuito neste início de fundação é ser uma presença a serviço da Igreja Local contribuindo com a construção da JMJ, à luz do Carisma Shalom, ou seja, sempre a serviço da Evangelização de todos os povos.

Breve partilha

“Uma experiencia forte que tocamos nesse início de fundação é como a divina providência vai nos conduzindo e abrindo portas para a Evangelização à sua maneira e segundo a sua sabedoria. Tocamos fortemente a máxima do Evangelho de que o Espírito sopra onde quer e nos conduz como instrumentos em suas mãos. Logo após a chegada de todos os missionários que compõe a casa, fomos convidados por 2 irmãos amigos que já frequentam a Obra Shalom em uma das missões mais próximas a peregrinarmos para Fátima a fim de rezar entregando este início de missão.

A providência divina permitiu que um deles, uma irmã vocacionada da Comunidade, levasse consigo uma amiga que ela havia evangelizado. A jovem não conhecia a Comunidade e pôde ter seu primeiro contato com o Carisma através dos missionários. Foi um dia marcado de espiritualidade e fraternidade. E ao final do passeio eu perguntei o que tinha ficado de impressão daquele dia em seu coração e se ela tinha gostado.  Ela afirmou que gostou muito. ‘Já havia vindo outras vezes. Mas dessa vez foi diferente, aproveitei muito mais, graças à presença de vocês.’

Para nós a presença dessa jovem foi um grande sinal de Deus que nos chama a estar sempre em missão e a mostrar que a nossa vida ofertada na simplicidade e na alegria é instrumento do amor de Deus para todos os povos.'”

Colab. Patricia de Morais Correia 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.