No último domingo (24), em Lisboa, foi celebrada uma Missa solene para iniciar a fundação da Missão Shalom na cidade. Os primeiros 6 missionários chegaram e estão prontos para oferecer suas vidas neste novo solo de evangelização. Todos estão trabalhando lado a lado à Diocese de Lisboa e o Dicastério das Famílias e da vida dos leigos para preparar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o início de uma nova missão Shalom.
A convite do Patriarcado de Lisboa a Comunidade Católica Shalom iniciou a presença missionária na capital portuguesa, sede da próxima JMJ em 2023. Os primeiros missionários (Zeca e Pedro) chegaram em meados de julho do ano passado. Aos poucos, os outros missionários chegaram, até que no início deste mês puderam ter a casa em sua formação completa, composta de 6 missionários, 3 homens dentre eles um sacerdote, e 3 mulheres.
Inicialmente os apostolados da missão integrarão os trabalhos do Comitê Organizador Local que organiza a JMJ. Após o evento a perspectiva é permanecer como presença missionária realizando as atividades de Evangelização próprias do Plano Evangelizador da Comunidade.
Leia também| Divulgada a data oficial da JMJ Lisboa
Funcionamento da Missão Lisboa
Por enquanto ainda não há grupos de oração em funcionamento, mas já contam com alguns benfeitores da paz e amigos próximos com quem já foram stabelecidos vínculos fraternos.
De acordo com a Responsável local e Coordenadora Apostólica, Patricia de Morais Correia, o intuito neste início de fundação é ser uma presença a serviço da Igreja Local contribuindo com a construção da JMJ, à luz do Carisma Shalom, ou seja, sempre a serviço da Evangelização de todos os povos.
Breve partilha
“Uma experiencia forte que tocamos nesse início de fundação é como a divina providência vai nos conduzindo e abrindo portas para a Evangelização à sua maneira e segundo a sua sabedoria. Tocamos fortemente a máxima do Evangelho de que o Espírito sopra onde quer e nos conduz como instrumentos em suas mãos. Logo após a chegada de todos os missionários que compõe a casa, fomos convidados por 2 irmãos amigos que já frequentam a Obra Shalom em uma das missões mais próximas a peregrinarmos para Fátima a fim de rezar entregando este início de missão.
A providência divina permitiu que um deles, uma irmã vocacionada da Comunidade, levasse consigo uma amiga que ela havia evangelizado. A jovem não conhecia a Comunidade e pôde ter seu primeiro contato com o Carisma através dos missionários. Foi um dia marcado de espiritualidade e fraternidade. E ao final do passeio eu perguntei o que tinha ficado de impressão daquele dia em seu coração e se ela tinha gostado. Ela afirmou que gostou muito. ‘Já havia vindo outras vezes. Mas dessa vez foi diferente, aproveitei muito mais, graças à presença de vocês.’
Para nós a presença dessa jovem foi um grande sinal de Deus que nos chama a estar sempre em missão e a mostrar que a nossa vida ofertada na simplicidade e na alegria é instrumento do amor de Deus para todos os povos.'”
Colab. Patricia de Morais Correia