Formação

O que os santos dizem sobre o Tempo do Advento?

Para conhecer melhor o Advento, vamos conferir o que São Cirilo de Jerusalém, São João Paulo II e Santo Agostinho nos ensinam.

comshalom

Na Igreja Católica, o início do Tempo do Advento marco o começo de um novo ano litúrgico. E esse período é especial para os cristãos no mundo inteiro, pois é quando eles podem renovar a esperança no Senhor que vem. Ao longo da história, muitos homens e mulheres foram impactados pela graça própria desse período. Para conhecer melhor o Advento, vamos conferir o que São Cirilo de Jerusalém, São João Paulo II e Santo Agostinho nos ensinam.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

A vinda do menino e do rei Jesus

São Cirilo de Jerusalém fala que o Advento é um tempo que exala a vinda de Jesus, do pequeno menino e também do rei revestido de glória. “Ele virá, portanto, do alto dos Céus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Virá no fim deste mundo, em sua glória, no último dia. Será então o fim deste mundo criado e o início de um mundo novo”. Por isso, somos chamados a anunciar Cristo com ainda mais intrepidez nesse período.

“Anunciamos o advento de Cristo. Não, porém, um só, mas também o segundo, muito mais glorioso que o primeiro. Aquele revestiu um aspecto de sofrimento; este trará consigo o diadema do reino divino”, diz São Cirilo.

Ele ainda continua: “não nos detemos, portanto, a meditar só no primeiro advento, mas vivemos na esperança do segundo. Assim como aclamamos no primeiro: Bendito o que vem em nome do Senhor, exclamaremos também no segundo”.

A esperança própria do Natal

Já São João Paulo II nos fala sobre a beleza e o mistério do Natal. “O mistério do Natal, que daqui a poucos dias reviveremos, garante-nos que Deus é o Emanuel Deus conosco. Por isso nunca nos devemos sentir sozinhos”.

Ele ainda acrescenta que Jesus partilhou a nossa peregrinação na terra, garantindo-nos a consecução daquela alegria e daquela paz, que desejamos do fundo do nosso ser.

“O sentido da esperança cristã, reproposta pelo Advento, é o da expectativa confiante, da disponibilidade laboriosa e da abertura jubilosa ao encontro com o Senhor. Em Belém Ele veio para permanecer conosco para sempre”, ressalta São João Paulo II.

E não para por aí, pois ele ainda nos ensina que “o Advento mantém viva a expectativa de Cristo, que nos virá visitar com a sua salvação, realizando plenamente o seu Reino de justiça e de paz”.

Por isso, a recordação anual do nascimento do Messias em Belém renova no coração dos crentes a certeza de que Deus é fiel às suas promessas.

Vigiar é preciso no Tempo do Advento

Por fim, Santo Agostinho deixa um aviso importante: “o dia final surpreenderá mal preparado a quem o último dia de sua vida tiver encontrado despreparado”. Portanto, Agostinho adverte: “todo cristão há de manter-se vigilante, para que a vinda do Senhor não o surpreenda mal preparado”.

Leia também | Conheça celebrações votivas à Nossa Senhora que acontecem no Advento

Participe do Retiro de Advento 2023 

Estão abertas as inscrições para o Retiro do Advento 2023 da Comunidade Católica Shalom, que é um itinerário formativo e oracional para te ajudar a viver bem o tempo litúrgico de preparação para o Natal. Serão 29 dias, de 3 de dezembro a 1 de janeiro, em um itinerário de oração diária, iluminado pela Palavra de Deus. 

O tema deste ano é “Vem e reconstrói a minha casa” Cf. Ag 2, 1-8.

retiro de advento shalom 2023

[Adquira agora seu livro “Retiro do Advento 2023”]

E para complementar toda a riqueza desse itinerário espiritual, o comshalom disponibilizará na página comshalom.org/advento conteúdos formativos, orações e notícias, além dos salmos dominicais do advento, homilia diária e outros conteúdos oracionais no canal do YouTube Capela Sh.

[Faça a sua inscrição aqui gratuitamente]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.