Quando o filho entra na adolescência, começam os desafios. Isso porque essa fase é marcada pelo desejo de revolucionar tudo e também por buscar expressar algo a partir de gostos musicais, literários ou mesmo virtuais, como os jogos de videogame. Contudo, a evangelização dos adolescentes é um dos momentos mais importantes que uma família pode viver. Por isso, a seguir, reunimos cinco dias para ajudar os pais na evangelização dos filhos mais jovens
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
1 – Ouvir mais
Vale pontuar desde já que nem todos os jovens adolescentes gostam de conversar. Entretanto, ouvi-los com atenção é uma tarefa fundamental. Os pais precisam escutar seus filhos, não somente os pedidos que eles fazem, mas também conhecer as dores, as alegrias e tudo mais que ele sente. Não tenha medo de parar um momento para ouvir seu filho ou filha.
2 – Valorizar as experiências dos jovens
A primeira ida ao cinema ou mesmo a primeira vez em uma escola nova… Essas experiências podem parecer simples, mas são marcantes para os jovens. Por isso, os pais precisam valorizá-las, oferecendo o suporte necessário, porém sem impedir que o próprio adolescente faça a suas descobertas. O segredo é acompanhar tudo bem de perto, mas sem cair na tentação de querer viver pelos filhos cada dor, cada alegria.
3 – Rezar em família é evangelização
O momento de oração em família é fundamental para evangelizar os filhos. Contudo, cada filho e cada filha tem a sua particularidade, sobretudo quando se vive na adolescência. A dica é ensiná-lo a se expressar na oração com o Pai dos Céus com a sinceridade de coração. Nesse momento, também é importante pedir que o filho apresente suas intenções.
4 – Oferecer uma experiência com Deus
Às vezes, não é fácil evangelizar em casa, porém é uma missão que Deus confia a cada pai e a cada mãe no âmbito familiar. Entretanto, eles não estão sozinhos nessa jornada. A Igreja oferece por meio de comunidades e movimentos católicos vias que contribuem na evangelização dos jovens. Uma dessas vias é o Acampamento de Jovens Shalom, promovido pela Comunidade Católica Shalom. O evento oferece a cada jovem um encontro pessoal com o Amor e com a Misericórdia de Deus. Tudo isso na linguagem que os jovens entendem bem.
>>Confira as Missões que irão realizar o Acamps
5 – Dar testemunho como pais
Antes mesmo de utilizar muitas palavras para ensinar algo para seu filho sobre a fé, dê um testemunho coerente com o que você acredita. O testemunho, como dizem alguns sábios, arrasta, atrai e marca a vida de cada filho. Portanto, que a sua vida seja um alegre testemunho do amor e da misericórdia de Deus para que assim seus filhos possam contemplar em você o próprio a beleza de seguir a Cristo.
Leia também | A bela lição que aprendemos com os Reis Magos