Shalom

Por que celebrar o Dia do Celibato na Comunidade Católica Shalom?

Desde 2019, o dia 2 de fevereiro é dedicado à celebração do Celibato pelo Reino dos Céus na Vocação Shalom. A instituição da data é muito significativa, pois dá visibilidade ao Estado de Vida.

comshalom
Foto: shalom sobral

Os celibatários refletem a pessoa do Espírito Santo e atuam como instrumento de fecundidade e de poder espiritual para a Comunidade e para a Igreja. Em 2018, na Revista Escuta, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom notificou: 

Aproveito para anunciar que, fazendo um coligamento com os jovens celibatários, o dia da Apresentação do Senhor será, oficialmente, para a Comunidade, o dia de celebração do celibato pelo Reino. Nós temos o dia do sacerdote, o dia das famílias, dos pais, das mães, da Sagrada Família, e agora, no dia da Apresentação do Senhor, o Senhor nos inspirava, como Conselho Geral da Comunidade, a instituir este dia para celebrar este mistério.” 

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

No ano seguinte, iniciou a tradição de celebrar o Dia do Celibato, juntamente com o solenidade da Apresentação do Senhor, data que faz memória ao dia em que o Menino Jesus, no 40°dia de vida, foi levado ao Templo de Jerusalém, por Maria e José, apresentado aos sacerdotes e consagrado a Deus. Como Igreja Católica, é dia de celebrar também, o dom da vida consagrada. 

Leia também| O que é celibato?

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

Para Wendel Nobre, animador do celibato na Missão Fortaleza, celebrar esta data é “reconhecer que Deus é o verdadeiro essencial em nossas vidas“.

A vivência celibatária

Homens, mulheres, jovens, idosos, sacerdotes, optam viver o celibato pelo Reino dos céus, a fim de dar na totalidade do ser e do existir, uma resposta fecunda de amor a Deus, correspondendo ao chamado, de ser inteiramente de Deus.

Um celibatário pelo Reino dos Céus consagra totalmente a vida a Deus e, por isso, renunciam ao casamento. A opção resulta da percepção do amor de Cristo e do chamamento, correspondidos positivamente numa relação crescente de amor para com Ele. Nesse caso, a motivação para o celibato é teológica e carismática, é uma graça divina que a pessoa acolheu e a qual correspondeu livremente com a entrega total de si mesma a Deus.

Papa Francisco afirma que “a vida consagrada nasce na Igreja, cresce e só pode dar frutos evangélicos na Igreja, na comunhão viva do Povo fiel de Deus”. Logo, esta fidelidade de Deus, que se manifesta na alegre perseverança de tantos celibatários e se nota no dispor, no servir e no amor com os irmãos. A oferta é livre, fecunda e feliz.

Opção livre por amor

A vida celibatária é a concretização da vocação ao amor e à comunhão a que todos são chamados. Respondendo a tal vocação inscrita no próprio ser, a pessoa humana realiza a sua condição e dignidade de imagem e semelhança de Deus, que “é amor e vive em si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor” (CIC, 2331). Não pode haver opção celibatária que não seja motivada pelo amor a Deus e ao próximo. 

Há um texto da Serva de Deus Chiara Lubich que reflete sobre castidade como “dilatar o coração segundo a medida do coração de Jesus”. Fazendo assim, a pessoa empenha-se em amar cada irmão “como Jesus o ama”. A isso a autora chama a “castidade de Deus”. Escolhendo o celibato por ter sentido o grande amor de Cristo por Ele, o fiel cristão esforça-se por viver o amor à maneira e segundo a medida de Cristo.

Como um sinal visível, próprio da Comunidade Católica Shalom, a aliança identifica os membros celibatários. Isto representa a fidelidade de um amor exclusivo a Deus em Jesus Cristo, o esposo das almas.

Raimunda, Maria Regina e Wendel, Celibatários da Comunidade de Aliança em Fortaleza

Celebrar esta data na Comunidade Shalom é bendizer pelos frutos da vida celibatária como dom de Deus. É contemplar que Deus é capaz de cumular e saciar aqueles que Ele escolheu como celibatários, a oferta fecunda que sobrepõe a graça e as intervenções humanas.

Para entender melhor 

Confira o episódio da série Vocacional Responde, onde Padre Douglimar Estevam e Delni Bezerra respondem a perguntas sobre Estado de Vida na Comunidade Shalom e sobre o Celibato pelo Reino dos Céus.

Continue lendo:

Como discernir meu estado de vida?

Especial Celibato Shalom

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.