Igreja

Qual a diferença entre sacramental e superstição?

Entenda o sentido dos sacramentais e quais você pode ter em sua casa.

comshalom

É uma prática comum entre os fiéis e recomendada pela Igreja o uso de sacramentais. Mas você sabe o que eles significam e qual é a diferença de um sacramental e uma superstição? Segundo o padre Marcelo Salles, consagrado da Comunidade de Vida Shalom, há uma revelação divina em um sacramental. “O objetivo é motivar os fiéis a contemplar os mistérios de Deus”, explica.

Leia também | Como montar um oratório familiar?

Crucifixo, rosário, escapulário são exemplos de sacramentais. Eles podem ser objetos ou mesmo orações. Sua força está na oração da Igreja e nas disposições da pessoa que o utiliza. “Existe os objetos que são abençoados e que nos ajudam na nossa piedade, na nossa caminhada de fé”, reforça padre Marcelo.

Já na superstição a pessoa coloca sua fé no objeto em si, como se ele possuísse uma força divina. Em vez de apontar para Deus como os sacramentais, as práticas supersticiosas tem o fim em si mesma.    

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

“Superstição são crenças sem fundamentos. Não houve uma revelação divina a essa determinada crença. Pode ter surgido por diversos fatores, desde uma coisa inocente a uma ação diabólica com a finalidade de enganar o homem para que ele coloque sua confiança em determinadas realidades que não são de Deus”, explica padre Marcelo.

E as relíquias dos santos?

A Igreja permite que objetos de uso pessoal ou partes do corpo de um santo sejam veneradas. Por meio deles, podemos suplicar a intercessão de um santo. “A gente acredita na intercessão dos santos e nós recorremos, através da relíquia, à intercessão deles”, explica padre Marcelo.

O sacerdote lembra ainda que há muitos relatos de graças alcançadas por meio da oração com as relíquias dos santos. Sobre o tema, São Tomás de Aquino explicava: “o próprio Deus honra como convém as suas (dos santos) relíquias, pelos milagres que faz na presença delas”.

Sacramentais que você pode ter em casa

Existem diversos sacramentais na Igreja, mas apontamos três acessíveis a todos que desejam.

Crucifixo
O crucifixo lembra o grande sacrifício de Cristo por nós e é também um poderoso instrumento de dissuasão dos inimigos espirituais. É salutar ter um crucifixo em casa e contemplá-lo em oração todos os dias. Essa prática é recomendada por muitos santos da Igreja.

Sal bento
Também é um antigo costume ter um pequeno recipiente com sal abençoado em casa. Ele é descrito como um símbolo de saúde para a mente e para o corpo. E remete também as palavras de Jesus no Evangelho: “sede sal da terra e luz do mundo”.

Água benta
A água benta nos lembra do nosso Batismo. Ela evoca também a água que saiu do lado aberto de Cristo, no dia em que Ele venceu todo pecado e todo mal.

Série Philippos – livro ‘Liturgia e Sacramentos’

A Comunidade Católica Shalom lança o segundo livro da Série Philippos sobre liturgia e sacramentos. A obra, de autoria de padre Marcelo Sales, busca introduzir o leitor no universo do sagrado. Criada pela Assistência de Formação como um complemento ao Caminho da Paz, a Série Philippos tem o objetivo de produzir conteúdos doutrinários para os membros da Obra Shalom.

 Veja aqui o curso Liturgia e Sacramentos da série Philippos

Clique aqui e adquira o livro Liturgia e Sacramentos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.