Shalom

Como montar um oratório familiar?

Na Comunidade Shalom, todas as casas são chamadas a reservar um espaço para a oração familiar.

comshalom

Na Comunidade Católica Shalom, todos os membros são chamados a ter em seus lares, Igreja doméstica, um pequeno oratório familiar. Trata-se de um lugar onde a família se reúne para louvar e agradecer a Deus por Suas graças, suplicar Seu auxílio nas necessidades, ouvir a Sua Voz que direciona suas vidas. Tradicionalmente os oratórios familiares são compostos por uma Cruz com o Cristo e um ícone da Virgem Maria. Pode-se colocar ainda ícones e imagens de santos e anjos segundo a espiritualidade e devoção particular de cada família.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Veja algumas dicas de como montar o seu oratório familiar, segundo o iconógrafo da Comunidade Shalom Eduardo Silva.

Busque a sobriedade

“A regra de ouro seria a sobriedade. É importante que o oratório revele simplicidade e beleza. Nada muito suntuoso”, explica Eduardo. Pode-se compor o oratório com a “Cruz de São Clemente” (conhecida no interior da Comunidade como a Cruz da Obra Nova), a “Cruz de São Damião”, ou ainda a Cruz “O Esposo” dos 35 anos da Comunidade. Muito frequentemente as famílias incluem um ícone da Sagrada Família por esta ser modelo de família, onde Cristo é o centro.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por LARISSA SASSI (@larissa.sassish)

Use materiais naturais

Outra dica dada pelo iconógrafo é na escolha dos materiais. “Utilize-se materiais na sua origem natural: madeira, pedra, metal. Isso vai agregar “valor” ao oratório. Nada de materiais artificiais e sintéticos, que imitem algo que não são. Por exemplo, um porcelanato que parece madeira, mas não é madeira, ou algo de gesso imitando pedra…  O oratório é o lugar da Verdade, não dá imitação”.

 | Clique aqui e confira sugestões de ícones para seu oratório na Livraria Shalom

 | Clique aqui e confira sugestões de panô na Livraria Shalom

“Assim, também, o local ganha um aspecto de nobreza, de algo que tem muito valor para a família. Por isso, a família investe nele com o melhor e mais verdadeiro”, acrescenta Eduardo.

Escolha o local adequado

Procure no lar um local que favoreça a união da família e a oração. “Não é apropriado colocar o oratório ao lado da televisão”, diz Eduardo.  “Próximo a mesa de jantar é um bom local, porque é onde a família se reúne, ceia e celebra. O importante é que seja um local visível para que também as pessoas que chegam naquela casa percebam a presença de Deus naquele núcleo familiar”.

 | Clique aqui e confira sugestões de velas para seu altar na Livraria Shalom

“Coloque-se flores (sempre naturais, nunca artificiais), lamparinas ou velas acesas para os momentos de oração. Ou ainda água benta para aspersão, relíquias de santos de devoção, favorecendo a beleza e a singularidade do espaço para que este seja um lugar de encontro, um ‘ângulo belo’ que exala piedade e centralidade de Cristo no lar”, finaliza.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Raquel Afonso Csabai (@raquelafonsosh)

Algumas inspirações

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.