Formação

São Patrício, o santo sequestrado por piratas

A missão de Patrício levou a conversão a praticamente toda a Irlanda. Tudo feito sem ajuda política e violência. Até o rei, chamado Leogário, diante da santidade do apóstolo se converteu ao Evangelho.

comshalom
Foto: Unsplash

Quinze séculos se passaram e a memória de São Patrício continua viva, especialmente na Irlanda país do qual ele é padroeiro e viveu no Século V. Patrício nasceu em uma vila pertencente à Inglaterra. Aos 16 anos, foi sequestrado por piratas irlandeses e vendido como escravo. Conseguiu fugir e fazer uma incursão na Fé. 

Na França, habilitou-se para a vida religiosa unindo a dimensão monástica e a missionária. No seu coração, crescia o desejo de voltar para a Irlanda e anunciar para aquele povo o Evangelho de Nosso Senhor. O desejo se concretizou quando o bispo responsável pela missão na Irlanda, chamado Paládio, faleceu, o Papa Celestino I convocou justamente Patrício para dar continuidade à missão. Por isso, ele foi sagrado bispo e viajou para a Irlanda no ano 432.

A missão de Patrício levou a conversão a praticamente toda a Irlanda. Tudo feito sem ajuda política e violência. Até o rei, chamado Leogário, diante da santidade do apóstolo se converteu ao Evangelho. Fundou incontáveis mosteiros pelo país tornando a Irlanda um centro de irradiação de fé e cultura.

São Patrício faleceu em 461 na cidade de Down, que depois passou a ser chamada de Downpatrick (Cidade de Patrício) em sua homenagem. O santo ficou conhecido como a glória da Irlanda e atualmente existem naquele país de 200 santuários dedicados a ele.

Na tradição cristã, uma oração, chamada de Couraça de São Patrício, foi atribuída ao santo.

Reze conosco

A Couraça de São Patrício


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.