A Igreja vive a Quaresma como um grande retiro espiritual de preparação para a Páscoa do Senhor. Viver como família este tempo, que pede maior oração, penitência e recolhimento, nem sempre é fácil. Stella Cavalcante, consagrada da Comunidade Vida Shalom e mãe de cinco filhos, partilha como é a vivência do tempo da Quaresma em família e apresenta algumas dicas para os pais inserir as crianças nesse mistério.
Veja como os pequenos Ester (10 anos), Josué (8 anos), Judite (6 anos), Rute (5 anos) e José (3 anos) vivem a Quaresma e inspire-se para ajudar seus filhos a também entrarem no espírito deste tempo de conversão.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Comshalom: Como é explicado e vivido este período em sua família?
Stella Cavalcante: Quando vai se aproximando a Quaresma, já vamos lembrando que o período está chegando, que vamos nos preparar para o momento mais importante do ano que é a ressurreição do Senhor. E pedimos que eles já comecem a pensar em como se preparar melhor para esse momento.
Na terça-feira antes da quarta-feira de cinzas é o momento em que já combinamos o que no dia seguinte faremos, como família e pessoalmente, nossos compromissos para viver uma boa Quaresma. No momento da nossa oração em família a noite nós partilhamos os nossos propósitos, sempre escolhemos uma mortificação de alimento (mortificação da carne) e uma mortificação de comportamento.
Comshalom: Alguns pais têm dificuldade de pensar em pequenos sacrifícios próprios para a idade dos seus filhos. Você pode dar alguns exemplos do que é vivido na sua família?
Stella Cavalcante: Nossos filhos esse ano escolheram espontaneamente: um não comer chocolate, outro nenhum tipo de bala (pirulitos, bombons e afins), outro nenhuma sobremesa gelada ou sorvetes e picolés, outra comer tudo o que estiver no prato (essa tem muita dificuldade de comer até o fim). Escolheram também se arrumar mais rápido para o colégio pela manhã, não bater nos irmãos.
Ao longo da Quaresma também sempre fazemos um momento de revisão das roupas, calçados, brinquedos e realizamos um despojamento, esse despojamento nós levamos para os mais necessitados, essa experiência é sempre muito forte e marcante para todos nós, do mais novo de 3 anos, até nós, os pais.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Comshalom: Como podemos inserir as crianças no mistério da Quaresma?
Stella Cavalcante: Creio que falar sobre a vida de Cristo seja uma grande imersão das crianças nesse tempo. Também podemos fazer dinâmicas, algo visual que os ajude a percorrer esse caminho, ensinar músicas próprias da Quaresma, guardar coisas importantes para usar somente na Páscoa, criar essa expectativa. Temos a graça de ter nossos filhos estudando no colégio Shalom e é lindo ver como a escola ajuda também a inseri-los nesse mistério. Foi enviado para as crianças um calendário quaresmal, usamos na oração da noite e lá tem como uma tarefa a ser cumprida a cada dia. É um excelente material.
Comshalom: Qual o maior desafio para uma mãe viver a Quaresma?
Stella Cavalcante: Não nos deixar engolir pelas inúmeras demandas do cotidiano. É um desafio enorme! Um exercício de ascese, não viver tudo naturalmente. Quando a gente escolhe viver realmente o espírito quaresmal, a gente colhe os frutos. Também é um tempo extremamente favorável para nos unir a Cristo em suas dores e renúncias, oferecendo cada sacrifício escondido, chegar ao final de cada dia consumida de amor àqueles que Deus nos confiou por primeiro.
Comshalom: Você tem dicas de atividades, brincadeiras que as mães podem fazer com as crianças nesse período?
Stella Cavalcante: Neste ano, estamos usando o calendário quaresmal como nossa principal atividade diária na Quaresma. Mas mais do que brincadeiras, nós mães podemos motivar nossos filhos a oferecer, no dia a dia, pequenos sacrifícios, como comer algo que não gosta no almoço, lavar o prato do irmão, ler um livro para o irmão mais novo, brincar de algo que agrade mais o outro do que a você mesmo, etc.
Comshalom: De que forma os pais podem ajudar o filho na vivência do jejum, caridade, sacramentos e oração?
Stella Cavalcante: Creio que os exemplos que citei acima são os mais simples e concretos possíveis. Podemos também retirar as sobremesas ou sucos das refeições durante a semana, entregar uma imagem de Jesus Crucificado para eles levarem para cama, ou fazer uma oração com a imagem. Também podemos ajudá-los a fazer um bom exame de consciência para fazer uma boa confissão. Mesmo os pequenos podem fazer. Pedir perdão pela desobediência, por bater no irmão, por falar uma mentira. Levar a consciência de que essas atitudes além de erradas moralmente desagradam o coração de Deus é importante desde cedo.
[Confira a página especial da Quaresma]
Do deserto à Ressurreição
Inscreva-se no Retiro Quaresmal da Comunidade Shalom e viva uma experiência de fé com o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.
Os inscritos terão acesso a pregações semanais do Padre Antonio Furtado. Além disso, o comshalom disponibilizará na página comshalom.org/quaresma conteúdos formativos, orações e notícias, além dos salmos dominicais da quaresma, homilia diária e outros conteúdos oracionais.
[Faça sua inscrição gratuitamente aqui]
Como parte do itinerário, a Livraria Shalom disponibiliza o Roteiro Quaresmal “Do deserto à ressurreição” que conduz o leitor desde a quarta-feira de Cinzas até o domingo da Misericórdia.
Adquira o seu no Centro de Evangelização mais próximo ou pelo site da Livraria Shalom.