Notícias

Como inserir as crianças no espírito da Quaresma?

Stella Cavalcante, consagrada da Comunidade Vida Shalom e mãe de cinco filhos, dá dicas de como ajudar os pequenos a viver o tempo da Quaresma

comshalom

A Igreja vive a Quaresma como um grande retiro espiritual de preparação para a Páscoa do Senhor. Viver como família este tempo, que pede maior oração, penitência e recolhimento, nem sempre é fácil. Stella Cavalcante, consagrada da Comunidade Vida Shalom e mãe de cinco filhos, partilha como é a vivência do tempo da Quaresma em família e apresenta algumas dicas para os pais inserir as crianças nesse mistério. 

Veja como os pequenos Ester (10 anos), Josué (8 anos), Judite (6 anos), Rute (5 anos) e José (3 anos) vivem a Quaresma e inspire-se para ajudar seus filhos a também entrarem no espírito deste tempo de conversão.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Comshalom: Como é explicado e vivido este período em sua família?
Stella Cavalcante: Quando vai se aproximando a Quaresma, já vamos lembrando que o período está chegando, que vamos nos preparar para o momento mais importante do ano que é a ressurreição do Senhor. E pedimos que eles já comecem a pensar em como se preparar melhor para esse momento.

Na terça-feira antes da quarta-feira de cinzas é o momento em que já combinamos o que no dia seguinte faremos, como família e pessoalmente, nossos compromissos para viver uma boa Quaresma. No momento da nossa oração em família a noite nós partilhamos os nossos propósitos, sempre escolhemos uma mortificação de alimento (mortificação da carne) e uma mortificação de comportamento.

Comshalom: Alguns pais têm dificuldade de pensar em pequenos sacrifícios próprios para a idade dos seus filhos. Você pode dar alguns exemplos do que é vivido na sua família?
Stella Cavalcante: Nossos filhos esse ano escolheram espontaneamente: um não comer chocolate, outro nenhum tipo de bala (pirulitos, bombons e afins), outro nenhuma sobremesa gelada ou sorvetes e picolés, outra comer tudo o que estiver no prato (essa tem muita dificuldade de comer até o fim). Escolheram também se arrumar mais rápido para o colégio pela manhã, não bater nos irmãos.

Ao longo da Quaresma também sempre fazemos um momento de revisão das roupas, calçados, brinquedos e realizamos um despojamento, esse despojamento nós levamos para os mais necessitados, essa experiência é sempre muito forte e marcante para todos nós, do mais novo de 3 anos, até nós, os pais.

Comshalom:  Como podemos inserir as crianças no mistério da Quaresma?
Stella Cavalcante: Creio que falar sobre a vida de Cristo seja uma grande imersão das crianças nesse tempo. Também podemos fazer dinâmicas, algo visual que os ajude a percorrer esse caminho, ensinar músicas próprias da Quaresma, guardar coisas importantes para usar somente na Páscoa, criar essa expectativa. Temos a graça de ter nossos filhos estudando no colégio Shalom e é lindo ver como a escola ajuda também a inseri-los nesse mistério. Foi enviado para as crianças um calendário quaresmal, usamos na oração da noite e lá tem como uma tarefa a ser cumprida a cada dia. É um excelente material.

Comshalom: Qual o maior desafio para uma mãe viver a Quaresma?
Stella Cavalcante: Não nos deixar engolir pelas inúmeras demandas do cotidiano. É um desafio enorme! Um exercício de ascese, não viver tudo naturalmente. Quando a gente escolhe viver realmente o espírito quaresmal, a gente colhe os frutos. Também é um tempo extremamente favorável para nos unir a Cristo em suas dores e renúncias, oferecendo cada sacrifício escondido, chegar ao final de cada dia consumida de amor àqueles que Deus nos confiou por primeiro.

Comshalom: Você tem dicas de atividades, brincadeiras que as mães podem fazer com as crianças nesse período?
Stella Cavalcante: Neste ano, estamos usando o calendário quaresmal como nossa principal atividade diária na Quaresma. Mas mais do que brincadeiras, nós mães podemos motivar nossos filhos a oferecer, no dia a dia, pequenos sacrifícios, como comer algo que não gosta no almoço, lavar o prato do irmão, ler um livro para o irmão mais novo, brincar de algo que agrade mais o outro do que a você mesmo, etc.

Comshalom: De que forma os pais podem ajudar o filho na vivência do jejum, caridade, sacramentos e oração?
Stella Cavalcante: Creio que os exemplos que citei acima são os mais simples e concretos possíveis. Podemos também retirar as sobremesas ou sucos das refeições durante a semana, entregar uma imagem de Jesus Crucificado para eles levarem para cama, ou fazer uma oração com a imagem. Também podemos ajudá-los a fazer um bom exame de consciência para fazer uma boa confissão. Mesmo os pequenos podem fazer. Pedir perdão pela desobediência, por bater no irmão, por falar uma mentira. Levar a consciência de que essas atitudes além de erradas moralmente desagradam o coração de Deus é importante desde cedo.

[Confira a página especial da Quaresma]

Planner de Quaresma 2022

 Quer viver melhor a Quaresma? Baixe já o Planner minha Quaresma e trilhe esse caminho de conversão com segurança!  [CLIQUE AQUI].

Meditações para a Semana Santa

A cada ano, a Comunidade tem lançado um novo número da coleção Meditações para a Semana Santa, que traz sempre reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, inserindo o fiel batizado no mistério central da fé católica: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. 

Esse tempo litúrgico deve ser vivido com a devida atenção ao seu espírito próprio, aos mistérios e conexões com nossa vida, gerando uma renovada conversão pessoal. Além disso, é tempo de reunir toda a Igreja e celebrar de forma intensa a razão da fé católica: Cristo se entregou por cada homem e vivo está.

[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa 2022]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.