A segunda Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos está sendo organizando pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Na última semana, foi realiza a primeira reunião online do Dicastério com as conferências episcopais e as associações mais engajadas na pastoral da pessoa idosa. A reunião aconteceu após o Santo Padre definir o tema da segunda jornada: “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). O encontro será realizado no domingo, 24 de julho de 2022, em toda a Igreja.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Segundo informações divulgadas pelo Dicastério, o primeiro passo para a preparação da jornada foi uma consulta às conferências episcopais e as associações engajadas maioritariamente na pastoral da pessoa idosa. Pe. Awi Mello, Secretário do Dicastério, afirmou, na introdução da reunião, que essa primeira iniciativa trata-se de uma escuta não formal, “que é valiosa para nós porque o Dicastério não tem atividades pastorais diretas, e por isso precisa de um diálogo constante com os que estão engajados diretamente no terreno.”
Vale destacar que muitos dos participantes do encontro online recordaram o quanto a primeira edição da jornada dos avós e idosos foi um momento de grande alegria para os participantes que receberam a mensagem do Papa e foi ainda uma oportunidade muito bela para os mais jovens que foram entregá-la.
Novidades da Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos
Entre as novidades para a segunda jornada, está o destaque de que ela será menos limitada pela crise de saúde mundial, o que permitirá o desdobramento de um número maior de iniciativas. Ressaltou-se ainda durante a reunião online que as duas urgências que a pastoral da pessoa idosa enfrenta são a da solidão em que vivem um grande número de idosos e também a da necessidade de dar um sentido cristão a um período da vida que até bem pouco tempo era um privilégio para poucos.
Confira também | Vídeo: confira peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima na Ucrânia