Igreja

Papa Francisco orienta como deve ser a oração ao Espírito Santo

Em suas palavras, o Pontífice destacou que a oração ao Espírito é, sobretudo, espontânea.

comshalom

A experiência com o Espírito Santo marca a vida de quem se deixa alcançar por Aquele que é o Paráclito, o Consolador, o Amor de Deus. Nesse sentido, o Papa Francisco orientou em uma Audiência Geral, realizada em novembro do ano passado, como deve ser a oração ao Espírito Santo. Em suas palavras, o Pontífice destacou que a oração ao Espírito é, sobretudo, espontânea. 

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

“Qual é a oração do Espírito Santo”? A oração ao Espírito Santo é espontânea: ela deve vir de seu coração. Você deve pedir nos momentos de dificuldade: “Espírito Santo, vem”. A palavra-chave é esta: vem. Vem. Você deve dizê-la com sua linguagem, com as suas palavras. Vem porque estou em dificuldade, vem porque estou na escuridão, no escuro; vem porque não sei o que fazer; vem porque estou prestes a cair. Vem. Vem. É a palavra do Espírito. Invocar o Espírito. Aprendamos a invocar o Espírito Santo com mais frequência.”

O Santo Padre ainda afirmou: “Oração com frequência. Vem, Espírito Santo. Com a presença do Espírito, salvaguardemos a liberdade. Seremos livres, cristãos livres, não apegados ao passado no sentido ruim da palavra, não acorrentados a práticas. A liberdade cristã nos faz amadurecer. Esta oração nos ajudará a caminhar no Espírito, na liberdade e na alegria, porque quando o Espírito Santo vem, vem a alegria, a verdadeira alegria”.

Os dons do Espírito Santo 

Toda pessoa humana ao ser batizada recebe, além da habitação de Deus na sua alma, virtudes, dons infusos, ou de santificação, e dons efusos, ou carismáticos. Os dons do Espírito Santo são muitos. Com o Batismo, o cristão nasce para a vida em Cristo, que pela intervenção do Espírito Santo o justifica e o renova em todo o seu ser, formando nele um filho de Deus.

Os dons infusos ou de santificação são instrumentos poderosos de Deus para a construção da santidade na vida de cada homem e de cada mulher, enquanto que os dons efusos ou carismáticos são instrumentos também poderosos que capacitam os servos para que sejam competentes e eficientes. Mas, para que isso aconteça, é preciso abrir-se à sua atividade, e à sua ação, tanto num caso como no outro.

Dons do Espírito Santo: Dom de Línguas

Dons do Espírito Santo: Dom de Ciência

Dons do Espírito Santo: Dom de Profecia

Dons do Espírito Santo: Dom de Sabedoria

Dons do Espírito Santo: Dom de Cura

Dons do Espírito Santo: Dom da Fé

Dons do Espírito Santo: Dom de Milagres

Dons do Espírito Santo: Dom do Discernimento

Pregação por Moysés Azevedo: O Espírito Santo nos conduz para o Alto


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.