Notícias

JMJ 2023 em Lisboa vai “marcar inteiramente uma geração”, afirma cardeal de Portugal

O Papa Francisco espera que a JMJ Lisboa 2023 seja “um grande impulso para a juventude mundial nestes tempos pós-pandêmicos”.

comshalom

Em evento realizado com os jovens no último sábado (30), o cardeal-patriarca de Portugal, Dom Manuel Clemente, disse que a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que a capital portuguesa receberá em 2023, vai “marcar inteiramente uma geração”.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

O Papa Francisco espera que a JMJ Lisboa 2023 seja “um grande impulso para a juventude mundial nestes tempos pós-pandêmicos, que bem precisa de ser acordada, entusiasmada, para que através da juventude se relance a sociedade e o mundo”. Essa informação foi compartilhada por Dom Manuel.

Ainda em sua fala, o cardeal recordou o processo de candidatura que levou o Vaticano a escolher Portugal para organizar o maior encontro de jovens do mundo, criado por São João Paulo II.

“No final de 2017, recebi uma carta de Roma [a confirmar que o evento seria em Lisboa]”, lembrou, realçando que nessa altura iniciou contatos com as autoridades civis.

JMJ em Portugal

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 em Lisboa, Portugal, divulgou os locais que vão receber os “Dias nas Dioceses”, também conhecidos como pré-jornada. O encontro acontece sempre uma semana antes do evento com o Santo Padre, previsto para ser realizado de 1 a 6 de agosto de 2023. Já a pré-jornada deve acontecer de 26 a 31 de julho em várias cidades portuguesas.

“Os jovens vão ter uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja nas comunidades de acolhimento nos dias anteriores à JMJ Lisboa”, destaca uma nota divulgada para a imprensa local.

Os participantes da JMJ terão seis dias para conhecer a Igreja local, “com as suas especificidades, as pessoas e a região”.

“Para esta semana está a ser preparado um programa com cinco pilares: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio. Os jovens vão ficar alojados preferencialmente em casas de famílias nas paróquias de acolhimento e em instalações públicas”, explica a organização da JMJ.

Onde vai acontecer a pré-jornada da JMJ 2023

A pré-jornada vai ser realizada no Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

“As dioceses vão oferecer a sua identidade religiosa e cultural, através de uma proposta criativa da sua realidade. Os movimentos juvenis, como parte da Igreja e das dinâmicas diocesanas, também são chamados a estar presentes e a dar a sua contribuição, nesta experiência de acolhimento e partilha”, pontua o comunicado.

Confira mapa dos locais

Os “Dias nas Dioceses” são apresentados como “um caminho de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a vivência da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa”, que será realizada de 1 e 6 e agosto de 2023 e vai permitir o encontro de jovens de todo o mundo com Santo Padre.

Leia também | Papa convida os jovens a descobrir a beleza de se apaixonar por Jesus


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.