Igreja

Conheça São Devasahayam Pillai, pai de família e mártir indiano

Devasahayam Pillai foi canonizado no último domingo pelo Papa Francisco. Ele é primeiro leigo indiano a se tornar santo.

comshalom
(Foto: Vatican News)

Primeiro leigo indiano a se tornar santo, Devasahayam Pillai foi um pai de família. A celebração de canonização foi presidida pelo Papa Francisco no último domingo, 15 de maio. Junto com Devasahayam, foram canonizados mais nove santos para a Igreja.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Devasahayam Pillai era hindu de uma casta superior. Ele era membro do serviço real e próximo do rei Marthanda Varma, governante de Travancore. Ele se converteu ao Cristianismo em 1745 sob a influência de Lannoy, o comandante-chefe do exército Travancore.

Foi batizado pelo padre jesuíta R. Bouttari Italus, assumindo o nome de Lázaro, também conhecido como Devasahayam – a ajuda de Deus. Além dele, sua esposa, Bhargavi Ammal, também se converteu e assumiu o nome de Gnanapoo Ammal (Teresa).

Perseguição por causa da fé

Em 1749, o rei hindu ordenou a prisão de Pillai, acusando-o de traição e espionagem. Pillai foi preso, torturado e por fim banido para a floresta Aralvaimozhy, uma região remota da fronteira de Travancore.

De acordo com documentos da Igreja, durante o caminho em direção à floresta, Pillai foi espancado sistematicamente, esfregaram pimenta em suas feridas e nas narinas e exposto ao sol. O santo indiano foi morto na floresta em 1752. Seus restos mortais foram enterrados dentro do que é hoje a Catedral de São Francisco Xavier em Kottar, Nagercoil.

Novos santos

Conheça os outros nove santos canonizados pelo Papa Francisco:

Charles de Foucauld, sacerdote diocesano francês, fundador de dez congregações religiosas e oito associações de vida espiritual que surgiram de seu testemunho e carisma.

Titus Bradsma nasceu na Holanda em 1881, entrou na ordem dos frades carmelitas e foi ordenado sacerdote em 1905. Brandsma foi morto no campo de concentração de Dauchau, Alemanha, por se opor ao regime nazista.

César de Bus, sacerdote, fundador da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã (Doctrinaires), que nasceu em 3 de fevereiro de 1544 em Cavaillon, França, e morreu em 15 de abril de 1607 em Avignon, França.

Luigi Maria Palazzolo, sacerdote, fundador do Instituto das Irmãs dos Pobres (Instituto Palazzolo).

Giustino Maria Russolillo, sacerdote, fundador da Sociedade das Divinas Vocações e da Congregação das Irmãs das Divinas Vocações.

Marie Rivier religiosa francesa fundadora da Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria.

Maria Francesca di Gesù, nascida Anna Maria Rubatto, fundadora das Irmãs Capuchinhas Terciárias de Loano, nascida em Carmagnola, Itália, e morta em Montevidéu, Uruguai.

Maria de Jesus Santocanale é a fundadora da Congregação das Irmãs Capuchinhas da Imaculada de Lourdes. Nasceu em 1852 em Palermo, Itália, e morreu em 1923 em Cinisi, Itália.

Maria Domenica Mantovani, cofundadora e primeira superiora geral do Instituto das Irmãzinhas da Sagrada Família.

Madre Francisca Rubatto, a primeira santa uruguaia, fundadora das Irmãs Terciárias Capuchinhas de Loano, no Uruguai


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.