Em 30 de junho de 1980, o Papa João Paulo II chega ao Brasil para sua primeira visita ao País. O Pontífice visita 13 cidades e participa da abertura do X Congresso Eucarístico Internacional, em Fortaleza (CE). Moysés Azevedo é escolhido pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa em nome dos jovens da Arquidiocese. Reza pedindo a Deus um presente digno de Sua Santidade e, em 9 de julho, entrega a João Paulo II uma carta na qual se coloca à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens.
Leia também| Confira 5 momentos especiais para a Comunidade Shalom
Exatamente dois anos após o encontro com o Pontífice, é inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, uma lanchonete e uma livraria cuja missão é anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegam para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.
Agora, 41 anos depois, recordar os feitos de Deus na vida de cada pessoa, que foi de alguma forma foi impactada pelo Carisma Shalom, é bendizer com gratidão toda eleição e providência do Ressuscitado que passou pela Cruz.
Julho da Paz
A Comunidade Shalom tem uma tradição de dedicar o mês de julho, mês do aniversário da Vocação, a uma intensidade maior na evangelização, conhecido como “julho da paz”. Explica o Assistente de comunicação Padre Franco Galdino, “julho são as férias escolares no Brasil, mas para nós, missionários, não é simplesmente o mês para descanso, e sim, de aproveitar a oportunidade de anunciar Jesus de todas as formas. Por isso, esse mês de julho, ele é repleto de atividades. Primeiro porque no dia 9 de julho nós comemoramos os 41 anos da Comunidade Shalom que nasceu em Fortaleza, com uma iniciativa do nosso fundador, Moysés Azevedo, no desejo de criar uma lanchonete para evangelizar”.
Leia também| 40 anos de Lanchonete Shalom
Neste mês, há o Acampamento Jovem, Festival Halleluya, além do Arraiá da Paz, eventos que unem a Comunidade Shalom com a Obra, como estratégias de evangelização. Conta Padre Franco que o Acamp’s é um grande evento de evangelização para jovens, “temos testemunhos da quantidade de pessoas que foram alcançadas por esse acampamento. Há uma quantidade de vocações ao sacerdócio, à vida familiar à vida missionária e celibatária“, afirma.
Outro grande evento promovido pela Comunidade, é o Festival Halleluya, que com o passar dos anos, se tornou m evento para a cidade de Fortaleza. “Nosso fundador costuma dizer que o Halleluya é o grande presente da cidade para cidade de Fortaleza, para o Estado do Ceará para o Brasil e começa a espalhar também para o número inteiro”, explica o assistente
Um povo de testemunhas em procissão
Neste mês intensivo é também tempo de convidar as pessoas para fazerem parte desta procissão com toda a Comunidade. “É isso o que queremos comunicar durante todo este mês, através das várias iniciativas que a Comunidade está organizando e comunicar que nós estamos em procissão e que Jesus está vivo, além de convidar outros a fazer parte deste povo numeroso em procissão terrestre que também está destinado ao céu“, afirma o Padre.
Padre Franco ainda explica que a ousadia dos primeiros que acreditaram na ação divina, fez com que a Obra permanecesse. “Deus pede e a gente faz“, brinca o sacerdote. Uma frase que motiva neste tempo e a permanecer na ousadia, é uma retirada dos Históricos da Comunidade “se as coisas do mundo funcionam, porque as de Deus não irão funcionar?”
Por acreditar na voz de Deus que guia e a partir desta voz, alguns vão à frente e os outros vão sendo arrastados. “A pergunta que nos fazemos é: Como é que pode um Halleluya ser feito por pessoas incapacitadas, inexperientes, um trabalho totalmente voluntário? E a resposta é: Deus quer! Alguns acreditaram e eu acredito junto com eles“.
O belo da procissão, de acordo com o sacerdote, é que ninguém irá sozinho. “Você não vai abaixando sozinho, você não arrasta sozinho, mas você é arrastado por alguns que já foram a frente“, e continua “nesta inconstância entre um final de uma pandemia cada um pode olhar para sua fraqueza e achar que não consegue, mas quando vemos todo juntos nesta procissão, acreditando que Deus quer, que é possível acontecer porque Deus quer, nós ganhamos forças para onde Deus quer.
É preciso ainda estar com convicção e certeza de que Cristo está vivo. Evangelizar com a vida com alegria, motiva e cativa o povo para a procissão. A Igreja cresce, com diz Papa Bento XVI, por atração, por isso, a resposta como Comunidade, é não sair da procissão, não esmorecer, mas continuar, com passos firmes, em direção ao céu.
Dê um presente para o Shalom em vista da evangelização
A Comunidade Shalom celebra 41 anos em neste ano. Existe em cada membro uma grande alegria! O Senhor nos convida e nos insere na grande procissão. No mês de julho, em especial dia 9 de julho, aniversário da Vocação, teremos uma coleta especial em vista da construção da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, a primeira igreja da Comunidade Shalom! Ajude clicando neste link: Igreja do Ressuscitado (comshalom.org)
Nos 41 anos da Comunidade: Eu construo uma Igreja!
Faça sua doação pelo site ou pela chave pix: igreja@comshalom.org
Igreja do Ressuscitado (comshalom.org)