O Congresso de Jovens Shalom acontecerá de 26 a 28 de setembro em Fortaleza e reunirá jovens do mundo inteiro. O Projeto Juventude de Curitiba (PJJ) lançou seu pacote em julho e, a menos de um mês do CJS, os jovens de Curitiba esperam ansiosos pelo dia 26. Confira o relato de Gustavo Souza, 23 anos, postulante da Comunidade de Aliança Shalom na capital paranaense:
“Enfim chegou setembro, mês do CJS. A cada dia que passa aumenta em meu coração a ansiedade e a expectativa por este Congresso. Apesar de parecer a primeira vez que irei a um Congresso ou que irei para Fortaleza, não é. Deus me deu a graça de poder ir a todos os Congressos desde 2009, quando o evento ainda se chamava CNJ. O Congresso, ao longo dos anos, foi acompanhando meu processo de conversão. Nos dois primeiros (2009 – Fortaleza e 2010 – Santo Amaro), eu não tinha ainda uma experiência com Deus, ia mais pela ‘diversão’, pela oportunidade de viajar e conhecer novos lugares. Em 2011, em Fortaleza, eu já havia iniciado este processo de conversão, entrei no vocacional e, para mim, foi o complemento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) daquele ano, que me ajudou a abrir os olhos para a missão e o desejo de dar a minha vida por Deus. No final do vocacional, pedi para ir como Jovem em Missão. Em 2012, parti para Guarulhos, onde tive experiências muito fortes, que me firmaram mais na vocação e tive a oportunidade de ir de lá para o CJS do Rio.
No ano passado, após voltar do meu tempo de missão, fui para a JMJ e, depois, a mais um CJS em Fortaleza. Apesar de já ter esta ‘experiência’ de Congressos, sinto-me realmente na expectativa de novamente ir para o deste ano, porque percebi que nenhum é igual ao outro, são momentos fortíssimos de graças, encontros especiais e únicos.
Que alegria é poder hoje, como postulante, ir mais uma vez a Fortaleza, onde tudo começou, e me reunir com a juventude, não só do Brasil, mas do mundo, nos reunirmos com o nosso pai Moysés e com nossa mãe Emmir, e escutar aquilo que eles têm a nos falar, e assim também comemorar os 25 anos do PJJ. Encho-me de alegria ao ver que vários jovens, de todos os lugares, assim como eu, buscam este caminho com Cristo, este caminho de santidade, saber que não estou só e que posso contar com todos eles. Nós, como cristãos, como jovens, como Shalom, celebramos a nossa fé, mostramos que a Igreja é viva, é jovem, e que busca ser esta resposta para o mundo, este Shalom do Pai para a humanidade.”
Comunicação Curitiba