Notícias

A educação narrativa como estratégia para ensinar os filhos

Robert Cheiab partilhou como construir uma educação preventiva e sem receitas prontas, apoiando-se no Evangelho e nos ensinamentos de Dom Bosco fundamentados na linguagem do amor.

A manhã do último dia do Congresso das Famílias 2020 foi para falar de educação dos filhos. Com o tema “Coragem de educar os filhos na fé”, o conferencista Robert Cheiab, doutor em Teologia Fundamental e membro do Dicastério para leigos, a família e a vida, partilhou como construir uma educação preventiva e sem receitas prontas, apoiando-se no Evangelho e nos ensinamentos de Dom Bosco fundamentados na linguagem do amor.

Educar as crianças é um tema desafiante. Para Robert, não podemos encapsular a vida, mas é prevendo as etapas do desenvolvimento dos filhos, que podemos construir uma educação que previne, começando com um diálogo que não espera as crises mas que por fazer-se ‘presença’ na vida do filho consegue antecipar seus conflitos, transmitindo valores, exercendo uma relação pessoal que constrói valores senso crítico e envolve na fé preparando o coração dos filhos para receber a semente do Cristo.

Além da educação preventiva como caminho percorrido e ensinado por Dom Bosco, Robert falou de uma educação narrativa onde o amor é narrado através da vida de Jesus apresentada de forma conceitual e sensorial; da educação responsável que respeita às fases, sabe responder pela fé porque viveu e experimentou e ensina com o amor que provou e conheceu porque – amor e conhecimento caminham juntos e que fala e vive a fé aproximando o filho das narrativas bíblicas que marcaram sua vida. Assim, os pontos se entrelaçam e formam uma linha condutora e formadora de filhos maduros e firmados nos ideais cristãos.

Congresso das Famílias Shalom 2020


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *