Advento, início de um novo tempo, novo ciclo, novo caminho. Nesta primeira semana a esperança é lançada como uma chama em nossos corações para que esta fogueira se mantenha acessa. A esperança que mantém este novo caminho aberto e iluminado para que as barreiras sejam vistas e superadas. Entramos com toda Igreja no movimento de descida até a nossa escuridão, para se encontrar, não como mais um período, mas um novo ano, com uma nova esperança e confiança, na certeza de sermos alcançados, reparados, recriados e tomados por essa chama nova, chamada: Esperança!
Mas esperar o quê? Ou a quem esperar? Esperar, por aquele que fará nova todas as coisas, o Nosso Deus que Há de vir. E quem espera se prepara, coloca uma roupa melhor, arruma a casa, faz uma comida para bem acolher aquele que é esperado. Por isso, neste tempo a Igreja e todos nós junto a ela, como diz Bento XVI, “Se veste com a cor da esperança”, para indicar a preparação de um belo, novo e misterioso caminho. Este caminho não está distante de nós, este caminho se faz todos os dias, no ordinário, no tempo chamado hoje, nas coisas pequenas e ordinárias, na simplicidade da nossa casa e da nossa família, porque Aquela que Há de Vir já se faz presente, já está ao nosso lado, já veio nas mais diversas circunstâncias e deseja continuar, permanecer conosco, até o fim dos tempos.
Então vamos juntos como um corpo, vestir o nosso coração com a esperança e interpelados pela palavra de Deus durante toda essa semana, deixar as vestes da escuridão caírem, sairmos da dormência e indiferença interior, indo para vigilância na feliz espera do novo tempo, iluminados pela luz de Deus, vamos juntos dizer: “ Vem Senhor, Vem nos socorrer…”
Redação
Shalom Macapá