Aprofundar a experiência com o amor de Deus e anunciar a Palavra do Senhor ao mundo é a missão de todos os jovens, em especial os que participaram da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). Segundo o missionário da Comunidade Católica Shalom, Lucas Soares, é preciso anunciar ao mundo inteiro a grande novidade de Deus.
Soares conduziu a formação “Motivação: Levar o jovem à aprofundar a experiência com Deus” no Valeu a Pena JMJ. O evento segue neste domingo, 28, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel. “Vai e proclama aos quatro cantos do mundo essa experiência. Deus te envia em missão”, disse.
O missionário destacou que o Papa Francisco enviou os jovens em missão muitas vezes durante a JMJ Rio2013. Ele lembrou as palavras do Santo Padre na Missa de Envio da JMJ Rio2013. “Agora você deve ir e transmitir essa experiência. Jesus te chama a ser discípulo em missão”, disse. Esse mandato missionário é para todos, mas em especial para os que participaram da Jornada. “Nós que participamos da JMJ não podemos mais ser os mesmos. A nossa vida não pode mais ser a mesma”, destacou.
A vida começa a ter sentido com a presença de Deus em nossas vidas, de acordo com Soares. “Nós somos plenamente felizes porque temos experimentado o amor de Deus”. As decisões precisam ser firmadas e pautadas em Deus, no seu amor. “Somos felizes porque Deus fitou o olhar em nós e nos amou”.
A JMJ Rio2013 foi um momento de aprofundar essa experiência com Deus e responder com coragem ao chamado de Deus. Ser missionário e discípulo do Senhor não é opcional, de acordo com Lucas Soares. Pela graça do batismo, o cristão recebe em si a missão. Evangelizar, transmitir a experiência e fazer novos discípulos é o envio missionário do Pai. “Essa experiência do novo encontro não pode ficar trancafiada dentro de vocês”, destacou.
Anunciar com coragem
Seguir a Cristo não é para covardes, de acordo com Soares. É preciso ter coragem para apoiar-se na graça de Deus e anunciar para o mundo a sua experiência com Deus. “Ser cristão é ter coragem de apoiado na graça, anunciar essa experiência de ser discípulo de Cristo”. Ele explicou que é necessário ter ousadia e parresia na evangelização.
O missionário lembrou em vários momentos as palavras do Papa Francisco, que nos pediu para ter fé e coragem para sermos testemunhas de Cristo. “A fé em Jesus Cristo não é brincadeira, é algo muito sério. É um escândalo, o escândalo da cruz, mas o único caminho seguro”. Soares lembrou que o Papa falava acerca da necessidade de não fugir da cruz.
Ir e fazer discípulos, partir em missão, é o que o Papa nos dizia. “Ser discípulo e missionário é parte essencial do ser cristão. Os primeiros lugares aonde nós somos enviados é à nossa casa, à nossa família, ao nosso trabalho”.