Institucional

A experiência da JMJ precisa ser aprofundada em missão

lucas

Aprofundar a experiência com o amor de Deus e anunciar a Palavra do Senhor ao mundo é a missão de todos os jovens, em especial os que participaram da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). Segundo o missionário da Comunidade Católica Shalom, Lucas Soares, é preciso anunciar ao mundo inteiro a grande novidade de Deus.

Soares conduziu a formação “Motivação: Levar o jovem à aprofundar a experiência com Deus” no Valeu a Pena JMJ. O evento segue neste domingo, 28, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel. “Vai e proclama aos quatro cantos do mundo essa experiência. Deus te envia em missão”, disse.

O missionário destacou que o Papa Francisco enviou os jovens em missão muitas vezes durante a JMJ Rio2013. Ele lembrou as palavras do Santo Padre na Missa de Envio da JMJ Rio2013. “Agora você deve ir e transmitir essa experiência. Jesus te chama a ser discípulo em missão”, disse. Esse mandato missionário é para todos, mas em especial para os que participaram da Jornada. “Nós que participamos da JMJ não podemos mais ser os mesmos. A nossa vida não pode mais ser a mesma”, destacou.

A vida começa a ter sentido com a presença de Deus em nossas vidas, de acordo com Soares. “Nós somos plenamente felizes porque temos experimentado o amor de Deus”. As decisões precisam ser firmadas e pautadas em Deus, no seu amor. “Somos felizes porque Deus fitou o olhar em nós e nos amou”.

A JMJ Rio2013 foi um momento de aprofundar essa experiência com Deus e responder com coragem ao chamado de Deus. Ser missionário e discípulo do Senhor não é opcional, de acordo com Lucas Soares. Pela graça do batismo, o cristão recebe em si a missão. Evangelizar, transmitir a experiência e fazer novos discípulos é o envio missionário do Pai. “Essa experiência do novo encontro não pode ficar trancafiada dentro de vocês”, destacou.

Anunciar com coragem

Seguir a Cristo não é para covardes, de acordo com Soares. É preciso ter coragem para apoiar-se na graça de Deus e anunciar para o mundo a sua experiência com Deus. “Ser cristão é ter coragem de apoiado na graça, anunciar essa experiência de ser discípulo de Cristo”. Ele explicou que é necessário ter ousadia e parresia na evangelização.

O missionário lembrou em vários momentos as palavras do Papa Francisco, que nos pediu para ter fé e coragem para sermos testemunhas de Cristo. “A fé em Jesus Cristo não é brincadeira, é algo muito sério. É um escândalo, o escândalo da cruz, mas o único caminho seguro”. Soares lembrou que o Papa falava acerca da necessidade de não fugir da cruz.

Ir e fazer discípulos, partir em missão, é o que o Papa nos dizia. “Ser discípulo e missionário é parte essencial do ser cristão. Os primeiros lugares aonde nós somos enviados é à nossa casa, à nossa família, ao nosso trabalho”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *