Formação

A festa da Santíssima Trindade de Deus dentro de nós

Somos felizes quando temos Deus dentro de nós.

comshalom

No caminho da vida e, especialmente, a partir do encontro com os místicos do Carmelo, todos apaixonados pelo mistério da Santíssima Trindade, comecei a compreender e considerar a Santíssima Trindade com olhos novos e coração de amor. Hoje vivo neste mistério silencioso e amando os meus Três, que ocupam todo o espaço do meu ser e me fazem sentir feliz e contente. Desde que encontrei esta verdade, sempre velha e sempre nova, não sei mais o que é a solidão. Como nós somos felizes através do Batismo! O mistério de Deus nas suas divinas Três Pessoas vem em nós habitar e em nós fazer a sua tenda, a sua morada preferida. Deus, tomando posse, jamais poderá ser exilado por nada e ninguém, porque, como recorda João da Cruz, Deus nunca abandona a alma humana, nem quando ela comete pecado mortal (C 1,8). Caminhemos com as leituras bíblicas para que possamos saborear melhor esta alegria de sermos amados pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo.

Interroga e verás que não há Deus maior

Este é o primeiro discurso de Moisés no Deuteronômio. Ao primeiro encontro, nos parece um Moisés que está cansado, quem sabe até triste, por ver o povo de Deus se afastar de Verdadeiro Deus em busca de idolatrias. Mas, na verdade, o discurso é forte e corajoso e coloca o povo “contra a parede” para que tome consciência de que não há Deus maior que o nosso Deus. Recorda para o povo com grandes pinceladas os fatos salvíficos da sua História: escravidão no Egito, libertação, um Deus que ama e que só deseja uma coisa: a plena felicidade. Nós sabemos que todos os prodígios que Deus faz são obras das Três Divinas Pessoas. Tudo é trinitário, desde o Sinal da Cruz aos sacramentos e ao anúncio do Evangelho. E nós somos mergulhados neste amor trinitário. A promessa de Deus é bonita e grande: “Observa os mandamentos para que você seja feliz.” Somos felizes quando temos Deus dentro de nós.

O Espírito testemunha que somos filhos de Deus

É interessante notar como Paulo Apóstolo, especialmente nos seus hinos, sempre faz menção às Três Pessoas Divinas: louva o Pai, o Senhor Deus Todo-poderoso por Jesus Cristo e pelo Espírito Santo. Não devemos nos deixar impressionar pela palavra “Trindade”, que é dos primeiros séculos do Cristianismo, mas sim pelo seu conteúdo. O que importa não é a palavra, mas sim a certeza de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo agem no coração de cada um de nós, “neles nós somos e nos movemos e vivemos.” Nada pode ser feito sem a cooperação harmoniosa das Três Pessoas Divinas. Somos filhos de Deus, porque fomos consagrados no Batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Ninguém envia a si mesmo, somos enviados

Nesta celebração festiva, a Igreja nos oferece como texto do Evangelho o envio, por parte de Jesus, para anunciar a Boa Nova, que Deus é amor, a todos os homens e mulheres. Ninguém pode ficar fora do anúncio e ninguém pode ser excluído do anúncio. Toda pessoa que ama, que se converte, que acolhe Deus é nosso irmão na fé, independente da raça e do lugar. Se Deus é o Senhor da terra e do Céu, é muito mais da humanidade. Como é belo, portanto, viver esta realidade amorosa na nossa vida. Não somos nós que anunciamos, é a Trindade Santa que anuncia em nós. Entre nós, batizados, e a Santíssima Trindade é selada uma aliança, que cresce na medida do nosso sim a Deus. Façamos do nosso coração o templo vivo da Santíssima Trindade e quando nos sentirmos acuados pelas tentações ou esvaziados do sentido da vida, encerremos dentre de nós, onde habitam os Três, a alegria e a força para retomar o caminho do anúncio da Boa Nova.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *