“Há a necessidade de uma nova aliança entre jovens e idosos, necessidade de partilhar o tesouro comum da vida, sonhar juntos, superar os conflitos entre as gerações para preparar o futuro para todos”. (Papa Francisco. Homilia referente ao Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, em 25 de julho de 2021).
A nossa ação ocorreu numa casa que abriga aproximadamente, 96 idosos, que se encontravam em situação de risco ou vulnerabilidade social e foram encaminhados por familiares ou pelo Ministério Público para que pudessem ser acolhidos com dignidade e respeito.
Nós da promoção humana da Comunidade Shalom levamos doações de roupas em bom estado, bem como alimentos e produtos de higiene para contribuir com a manutenção do lar e tivemos a oportunidade de conversar, conviver e rezar com os idosos. Foi um momento muito importante e gratificante. Conhecemos inúmeras histórias de vidas, de erros e acertos, de conquistas e perdas.
Gratidão a Deus pela vida missionária
Como é importante na vida missionária, termos a oportunidade de tocar a vida do outro de forma real, na sua concretude, sem floreios ou palavras difíceis, mas apenas “estar” para “ser”. Ouvir mais e falar menos. Foi isso que experimentamos. Foi isso que eu experimentei.
Conheci, por exemplo, a Dona Virginia. Sentamos, conversamos, e em dado momento a perguntei como se sentia. “Estou tranquila e feliz”. Aquela frase encheu meu coração de satisfação. Ela estava sendo bem cuidada. Também conheci a Dona Rafaela, uma senhora venezuelana e franzina. Falamos em espanhol e isso a deixou muito alegre. Me contou que tinha Alzheimer e que por isso tinha dificuldades em se recordar de memórias presentes, mas me relatou minuciosamente sua infância marcada por bons momentos familiares, com passeios na praia e mergulhos no mar. Realmente, foi lindo! Valeu a pena. Sempre vale a pena! E eu saí de lá, com a certeza, que realmente é dando que se recebe.
Karen Sturzenegger – Consagrada da Comunidade de Aliança – Comunidade Católica Shalom.