Um dos assuntos mais comentados quando se fala sobre Quaresma, é o que se pode ou não comer. Além dos tipos de jejum e penitências que os católicos se propõem a fazer como forma de mortificação.
Para algumas pessoas, essas práticas quaresmais da Igreja são ultrapassadas, entretanto os antigos cristãos possuíam costumes mais radicais. Alguns deles até foram incorporados na cultura local.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Por exemplo, você sabia que o pretzel, um lanche popular nos Estados Unidos e que se espalhou para outros lugares, como o Brasil, tem origem católica?
Essa informação tornou-se mais conhecida recentemente,quando o Padre Ronald Vierling, compartilhou em seu perfil no X, um trecho do livro “O Ano do Senhor no Lar Cristão”, do Rev. Francis X:
“Era o antigo pão cristão da Quaresma já no século IV. No antigo Império Romano, os fiéis mantinham um jejum muito rigoroso durante toda a Quaresma: sem leite, sem manteiga, sem queijo, sem ovos, sem natas e sem carne. Faziam pequenos pães com água, farinha e sal, para lembrar que a Quaresma era um tempo de oração. Eles moldavam esses pães em forma de braços cruzados, pois naquela época cruzavam os braços sobre o peito enquanto oravam. Por isso chamavam os pães de “bracinhos” (bracelas). A partir desta palavra latina, o povo germânico mais tarde cunhou o termo “pretzel”.
Da próxima vez que você saborear um delicioso pretzel, vai lembrar da sua história.
Gostou dessa notícia? Inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias como essa.
Participe do Retiro Quaresmal da Comunidade Shalom!
A Comunidade Shalom apresenta um itinerário formativo e oracional: o Retiro “Do deserto à Ressurreição”.
Inscreva-se gratuitamente na página comshalom.org/quaresma, e tenha acesso a conteúdos em vídeo, como pregações semanais do Padre João Chagas, além de conteúdos formativos e oracionais para você viver uma experiência de conversão.