Formação

A identidade cristã

comshalom

A razão de ser e de existir da pessoaestá contida na sua identidade, nos seus gestos e ações e práticasconcretas, trazendo como consequência a alegria e a felicidade da vida.É uma festa permanente, com apoio numa consciência de fé.

A vida do cristão acontece sob a açãode símbolos e gestos, que trazem consigo significados, revelando a açãodo amor de Deus para com o seu povo. Vemos isto nos nossos momentosfestivos e celebrativos, como acontece numa festa de casamento.

O perfil do cristão caminha no mundomarcado pela retidão, pela justiça e  fidelidade. Mesmo na diversidadeentre as pessoas e entre os dons, há um esforço constante de unidade,procurando não excluir ninguém, lutando para a conquista do bem comum eo valor da naturaza.
Na identidade cristã é importante superar asdistinções raciais, sociais e nacionais. A unidade não significauniformidade, mas complementariedade rica e saudável. As pessoas nãopodem ser feridas nas suas originalidades, no seu próprio ser.

É fundamental ter em vista que cadapessoa tem uma história real de vida, tem um modo todo próprio de ser,de falar e de agir na construção do bem comum. A identidade pessoalcorrobora com a identidade coletiva.

A humanidade busca sempre usufruir dafesta da vida, daquilo que lhe faz feliz, mas nem sempre está preparadapara isto. Muitos estão desligados dos compromissos que alimentam aqualidade da festa. Faltam a sensibilidade, a solidariedade e a justiça.

Encontramos pessoas que vivem naopulência total e no esbanjamento desmedido, sem escrúpulo e temor deDeus. Há uma insensibilidade ética em relação ao todo, buscandointeresses injustos, violentos e até criminosos. Isto estraga a açãodos bem intencionados.

Têm identidade feliz aquelas pessoasque conseguem ter o sabor da sabedoria divina, a bondade, a verdade, ocuidado com a vida e com as pessoas, com o meio ambiente, com a água ecom a terra. É preciso mudar aquilo que dificulta uma vida saudável echeia de esperança.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *