Formação

A importância da partilha no Grupo de Oração

A seguir, vamos aprofundar a importância da partilha no Grupo de Oração. 

comshalom

Quem participa de um Grupo de Oração sabe que o momento da partilha faz parte de cada encontro. De modo geral, no Grupo de Oração da Comunidade Católica Shalom, os membros vivem o momento de acolhida, depois de animação, louvor, oração, partilha da oração, pregação e partilha da pregação. É uma dinâmica simples, mas muito própria da Comunidade. A seguir, vamos aprofundar a importância da partilha no Grupo de Oração. 

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Talvez, alguém já tenha vivenciado a experiência do coordenador do grupo, também chamado de pastor, pedir para que os membros partilhem sobre a oração de dois em dois ou mesmo para todos na sala. Esse momento não é aquele que você deve utilizar palavras bonitas e difíceis para falar o que achou da oração. Na verdade, esse momento consiste em dividir com os outros membros, também chamados de irmãos de grupo, aquilo que Deus fez em você na oração.

Antes de avançarmos, vamos nos deter sobre o significado do verbo “partilhar”. Em resumo, o sentido desse verbo diz respeito ao ato de dividir ou distribuir algo. Por isso, quando é feita a motivação para partilhar no grupo, a intenção é que aquilo que Deus fez na sua vida seja dividido, como mencionamos anteriormente, com os irmãos do grupo. Não para que eles fiquem sabendo das suas necessidades e fraquezas, mas para que eles percebam o agir de Deus no grupo através do seu testemunho.

Leia também | A importância do grupo de oração para a nossa vida

A partilha no Grupo de Oração

O segredo para fazer uma boa partilha é, sobretudo, não ter medo de rezar e de se deixar formar. Sim, é isso mesmo. Só pode partilhar quem se deixa conduzir pela oração e quem se deixa formar pela pregação. E detalhe: não conseguimos dimensionar a potência e o impacto da partilha na vida dos irmãos do grupo. Há testemunhos de pessoas que ao ouvir a partilha de alguém no grupo passaram a confiar mais em Deus ou mesmo passaram a suplicar a graça de uma cura ou mesmo de uma motivação específica para viver algo de forma diferente.

A importância da partilha em Grupo de Oração se dá não porque os irmãos precisam saber da nossa vida ou mesmo porque é obrigatório viver essa exposição. Não é por aí. Na verdade, a importância desse momento nasce nas Sagradas Escrituras quando se lê o testemunhos das comunidades primitivas em que a partilha de vida era algo tão característico daqueles que tiveram uma experiência com Deus. Por fim, vale ressaltar que quem ama partilha, simples assim.

Leia também | A ação evangelizadora salva o evangelizador


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.