Formação

A importância do grupo de oração para a nossa vida

No grupo de oração, Deus gosta de nos falar a sua vontade e se revelar a nós. Deus quer salvar a todos pessoalmente, contudo esta salvação se dá em comunidade, em Igreja.

comshalom

O grupo de oração é o lugar especial e favorável ao nosso encontro com o Senhor. Onde podemos viver semanalmente a experiência de orarmos em comunidade, louvando, suplicando e recebendo muitas graças do céu, e também sermos formados com a Palavra de Deus, a sã Doutrina e o ensinamento do Magistério da Igreja. Com isso, o grupo de oração tem uma importância fundamental para o  desenvolvimento do carisma Shalom no coração daqueles que são chamados.

A forma de viver o grupo de oração a que nos referimos se baseia na experiência da nova efusão no Espírito Santo, vivenciada em nossa Igreja a partir da década de 1960 com a Renovação Carismática Católica. De acordo com o parágrafo 2819 do Catecismo da Igreja Católica (CIC), os últimos tempos, que estamos vivendo, são os tempos da efusão do Espírito Santo.

Esse é o tempo na história da salvação em que o Espírito se derrama sobre seus filhos sem limites, com seus dons, sua força e sua graça sobrenatural. E neste tempo especial, é necessário que compreendamos que precisamos estar juntos, como Igreja e família, nos unindo ao redor do Senhor e ouvindo dEle sua Palavra de vida e pondo seus dons a serviço.

Caminho espiritual

Deus quer salvar a todos pessoalmente, contudo esta salvação se dá em comunidade, em Igreja. Nunca estaremos a sós no caminho espiritual. Deus, com carinho, escolheu pessoas especiais para se tornarem santas ao nosso lado. O Senhor sempre nos dará irmãos e irmãs que partilhem de uma realidade de vida próxima à nossa para estenderem a mão para nós, nos levantar e conduzir para o Caminho. O grupo de oração é o lugar, por excelência, onde isso ocorre. Nós somos erguidos pelos irmãos na oração comunitária, através de sua intercessão e também do uso dos dons carismáticos do Espírito Santo.

Dons de ciência, sabedoria, profecia e discernimento são vias que o Espírito de Jesus usa para responder nossas orações, dúvidas, angústias, nos exortar e motivar, dentro do grupo de oração. Mas, acima disso, o Senhor quer nos dar uma experiência de amor através de Sua majestosa presença e do irmão, porque, como nos diz São Paulo em 1Cor 13, 8-10:

“A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom de línguas cessará, o dom de ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que o perfeito, o imperfeito desaparecerá”.

A caridade, que é o amor, permanecerá para sempre. Nossa experiência verdadeira com o amor de Jesus permanecerá para sempre, e é esta experiência que o Senhor anseia nos dar no grupo de oração: do amor que se comunica a nós e nos muda por completo. Sim, o amor de Deus é capaz de transformar todas as áreas de nossa vida através do grupo de oração.

Profunda experiência

No grupo de oração, aprendemos muito sobre a Palavra de Deus nas pregações, conseguimos entender a doutrina da Santa Igreja, e não para aí. O que vivemos no grupo de oração nos impulsiona a termos intimidade pessoal e orarmos com a Bíblia, em seus salmos, evangelhos, livros proféticos, e tantos outros. Também podemos testemunhar as graças e prodígios que o Senhor tem realizado em nós, e através disso edificamos nossos irmãos e vamos crescendo na unidade.

Temos também uma profunda experiência de devoção filial à Virgem Maria no grupo de oração, em que entendemos mais sobre seu papel na história da salvação e que sua atuação não parou no que foi narrado nas páginas da Bíblia. Aprendemos que Maria vive e é nossa Mãe, que nos ama e está pronta  a levar nossas súplicas a seu amado Filho, nosso Redentor.

É também nesse espaço onde aprendemos a amar o irmão, ter uma vida comunitária, a exemplo dos primeiros cristãos, que tudo partilhavam. Fazendo tudo que estiver ao nosso alcance para a salvação de nossos irmãos e dando provas de amor a Deus, ao amar os mais difíceis e agir com caridade com eles, a exemplo de Santa Teresinha do Menino Jesus.

“Os grupo de oração […] são hoje um dos sinais e molas da renovação da oração na Igreja, contanto que se beba nas fontes autênticas da oração cristã”, afirma o parágrafo 2689 do CIC. Vamos beber da Palavra de Deus e da vida dos santos para transbordar unção em nosso grupo de oração, lugar onde Deus gosta de nos falar sua vontade e se revelar a nós. É no grupo de oração que Deus vai fecundar a semente plantada no seu coração por Ele desde toda a eternidade.

 Rodrigo César

Dez dicas sobre grupo de oração

O livro compila os principais pontos para bem conduzir o grupo de oração, segundo a experiência da Comunidade Católica Shalom. São dez temas: a gênese do grupo de oração no Shalom, a intimidade com Deus, o louvor e oração comunitária, a formação, o acompanhamento pessoal, o serviço, a comunhão de bens, a vida fraterna, a vida carismática e o perfil do coordenador. 

Adquira já o seu livro

Saiba mais

Você já fez seu Seminário de Vida no Espírito Santo?

O Pastoreio na Comunidade Shalom.

Saiba mais sobre a Obra Shalom.

Encontre o Shalom mais perto de você!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. peço oraçao urgente pelo livramento-paz-saude-salvaçao de marcia aiko hasegawa -para agilma mitsuko hasegawa e jussaara .muito obrigado

  2. peço oraçao urgente pelo livramento-paz-saude-salvaçao de luis kiyoshi hasegawa -para luisa msatiko hasegawa e sua familia .muito obrigado

  3. Eu gostaria de pedir oração pelo meu .ele era da igreja. Mais se desviou e hj. ele vive no mundo das drogas. ele é muito rebelde. O nome dele é Francisco Erisvane Sousa da Silva.