A palavra intercessão vem do latim intercedere e significa intervir ou estar entre algo. Exatamente como o seu significado, interceder é pedir por algo ou alguém, intervindo pela sua causa, sendo este um momento extremamente importante da oração.
Mas, por que interceder? Porque o intercessor procura o bem no outro e acredita no amor. As igrejas e comunidades cristãs criam grupos de intercessores para o Reino de Deus, mas todo cristão, independentemente do seu ministério, é chamado a ser um intercessor.
Durante os anos na história do cristianismo, muitos intercessores foram santificados por suas vidas ofertadas em favor dos homens e da Igreja. O maior exemplo de intercessor é o próprio Cristo Jesus, que, livremente, deu Sua vida em remissão dos pecadores e, hoje, à direita de Deus, se coloca entre nós e o Pai, intervindo pela humanidade por puro amor.
Modelos de amor
Alguns exemplos de intercessores são, sem dúvida, relatados na história como santos e mártires.
Moisés conversava com Deus como um amigo próximo, e, a pedido do Pai, libertou o povo de Israel, fugindo do Egito. Mas, quando aquele subiu ao monte para falar com Deus, o povo decidiu adorar seu próprio deus, idolatrando uma figura de ouro, despertando, assim, a ira do Criador, que ameaçou destruir o Seu povo. Moisés, porém, se colocou entre o povo e o Senhor, intercedendo pela vida deles, pedindo piedade porque os amava.
O apóstolo Paulo fundou várias igrejas por onde passou em suas viagens missionárias. Ele orava por cada uma delas e por todos os cristãos que conhecia, por puro amor. Intercedia para que crescessem no conhecimento do Evangelho, recebendo as bênçãos de Deus, e para que vivessem os passos de Jesus. Suas orações são um exemplo para o crescimento da Igreja.
A intercessão como serviço
Além do chamado que cada cristão batizado tem, de ser intercessor, a exemplo de Jesus, existe também o ministério da intercessão, com o intuito de fortalecer as ações da Igreja e comunidades, por meio de oração e súplica em vista da evangelização. Na Comunidade Católica Shalom, existe o curso ‘A Intercessão’, ministrado pela própria co-fundadora Emmir Nogueira.
“Todos nós somos chamados a interceder uns pelos outros, e isso pode fazer a diferença na vida de alguém, isso pode salvar alguém, salvar no sentido do céu mesmo. Ser intercessor, pode mudar a vida do mundo; por isso que Nossa Senhora tantas vezes vem, e tantas vezes pede intercessão. E nesse momento do mundo, o mundo necessita, sim, da intercessão!” – Emmir Nogueira.
O curso ‘A Intercessão’, da Plataforma de Vídeo da Comunidade, é para aqueles que procuram amar os irmãos por meio da oração, pois somente o amor permite nos colocar no lugar do outro, pedindo a Deus, pelos homens e pela Igreja. A intercessão é um combate que resgata as almas para o Reino de Deus, travado contra o inimigo.
O curso está com as inscrições abertas. Clique [AQUI] para participar!