Meu nome é Eduardo Macêdo, Postulante da Comunidade de Aliança, natural de Fortaleza (CE) e acadêmico de Direito. Atualmente sirvo no Projeto Juventude no Centro de Evangelização Shalom da Paz, centro no qual trilhei a imensa parte do meu caminho vocacional, desde a minha primeira experiência com o amor de Deus, em julho de 2017.
Um jovem evangeliza outro jovem
Até os meus 16 anos, nunca havia tido um contato realmente atrativo com a Igreja, por diversas razões. Não cresci em um ambiente em que a prática da fé fosse uma prioridade, motivo pelo qual até cheguei a fazer a 1ª Eucaristia, motivada pela minha avó, a qual tenho uma profunda gratidão. Todavia, compreendi muito pouco dessa e de outras influencias cristãs que tive até aquela idade, por isso me afastei totalmente de Deus.
Em 2017 eu estava fazendo o Ensino Médio, já com um ritmo de estudos exigente e uma vida um tanto vazia. De fato, nunca fui uma pessoa que se considerava infeliz, mas percebia que a vida não poderia ser uma mera sucessão de alegrias. A felicidade deveria ser maior do que isto.
Naquele mesmo ano, alguns amigos que já faziam parte da Obra Shalom e estudavam comigo me convidaram para “um acampamento”. Foi um movimento sutil da Providência Divina, uma vez que, neste mesmo período comecei a ter questionamentos mais profundos sobre a existência de Deus, inclinando-me ao pecado e ao fechamento em si mesmo. Sobre o tal Acamp’s, imaginei mil coisas e disse: “por que não ir?”. Pensei que fosse conhecer gente nova, curtir as férias e, quem sabe, conhecer mais sobre aquilo que meus amigos falavam com tanto entusiasmo.
Minha experiência com Deus no Acamp’s
Lembro como se fosse hoje. No dia 11 de julho, a Jeovana Freitas, da Comunidade de Vida, pregou o “Amor de Deus”, no primeiro dia do Seminário de Vida do Acampamento de Jovens. A ação do Espírito Santo foi muito concreta: “Não é você que está correndo para Deus, é Deus que está correndo para você”. Essa frase dita pela pregadora me fixou de um modo diferente.
Comecei a perceber que havia algo em mim que buscava a felicidade, que me fazia correr em direção a Deus, mesmo que eu não pudesse perceber. Aliás, o amor de Deus já se manifestava! Não era eu que ia ao seu encontro, mas Ele que primeiro estava me buscando.
>Saiba onde terá um Acamp´s mais perto de você
O acolhimento dos servos, a alegria que vinha apesar das noites não tão bem dormidas, as animações e os louvores da manhã, o show do Missionário Shalom, os testemunhos de vários missionários e uma porção de coisas me fez compreender que eu estava imerso em um movimento da graça. Deus queria, pessoalmente, me falar algo.
Lembro-me da primeira vez que vi uma Adoração Eucarística. Quando Jesus passava em meio aos jovens eu, concretamente, O via caminhando e tocando as pessoas, exatamente como Ele fez há 2 mil, nas cidades em que passou. Ainda lá, recebi o Sacramento da Reconciliação e tive uma experiência profunda com os conselhos evangélicos, o que, mais tarde, seria um impulso no meu discernimento vocacional.
Um detalhe curioso e sempre alegre em recordar aconteceu após o Show do Missionário Shalom. Fiquei empolgado com a banda, afinal, era uma novidade grande para mim que houvesse na Igreja uma festa, uma animação tão grande como aquela. Alguns novos amigos me convidaram para bater uma foto com o “Moysés”. Jurando que fosse um dos cantores do MSH, fui com pressa. Chegando ao local, fiquei em dúvida era um dos artistas mesmo, mas fui mesmo assim. O nosso fundador, com a posta no mão no meu obro, parecia prefigurar aquele acampamento duraria toda a minha vida, pois ali surgia uma conversão e um chamado.
Eduardo com os amigos e o Moysés Azevedo (arquivo pessoal)
O Espírito Santo que dá a Vida
Foi na Efusão do Espírito Santo, no dia 14 de julho de 2017, a obra nova de Deus foi celada. Consciente do desejo de viver aquilo para o resto da minha vida, mesmo que ainda não entendesse tão bem, fiz o que o Senhor pedia: abri o coração. Realmente, só precisamos dizer “sim” a Deus. A continuação da sua obra de salvação é alegria dEle em completar.
Quão grande é o amor de Deus? Quão incompreensível e maravilhoso é o amor de Deus? “Eu te amo, você foi escolhido por mim”, dizia o Senhor por meio da oração de um servo de seminário. Assim, naquela efusão me recordo de ter tido dois pensamentos. De um lado, que eu acolhia Jesus, pois Ele me havia amado primeiro. Livremente escolhi, para sempre, tê-lo como Senhor. De outro lado, que não haveria canto no mundo melhor que aquele: “encontrei o meu lugar!”
Depois disso, caminhei por 5 anos no grupo de oração Talmide Adonai, no Shalom da Paz, o qual foi formado após aquele Acamp’s. Atualmente sou postulante, na Célula São Tomé, do Colégio Shalom e sirvo como catequista no Shalom da Paz.
Daquele julho de 2017 para cá, realmente não tenho como calcular a quantidade de vezes que essa experiência de amor se repetiu, além de tantas graças recebidas no pastoreio do povo que o Senhor me confiou. Muitos pastores, consagrados e amigos sempre estarão em minhas orações, pois me deram o que o dinheiro, a autorreferência, a ‘’força do nosso braço” ou qualquer realização humana jamais poderia dar, que é a amizade com Jesus Cristo.
No final das contas, o Amor é muito simples, muito próximo. Dessa maneira, sigo conquistando um tesouro no Céu, onde “nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mateus 6,20).
Eduardo Gomes Muniz Macêdo
Postulante Comunidade de Aliança
Missão Fortaleza
Lembro de evangelizar o Dudu nesse acampamento, em julho de 2017, como também lembro da graça que foi pastoreá-lo por um tempo no Talmide Adonai. Que alegria é testemunhar que o Senhor venceu em sua vida! Shalom!
Isaac, meu grande pastor! Sempre o terei como referência.
ESTOU MUITO FELIZ COM AS ESCOLHAS DO MEU FILHO EDUARDO MACEDO. É COM MUITA ALEGRIA E SATISFAÇÃO VÊ-LO NO CAMINHO DO BEM, SEGUINDO SUA VIDA NA COMPANHIA DE DEUS E DAR SEU TESTEMUNHO TÃO FORTE E VALIOSO. DEUS ESTEJA SEMPRE CONTIGO, MEU FILHO. DEUS TE ABENÇOE. TE AMO.
Bendito seja Deus, pai! Te amo
Que alegria poder conhecer como o Senhor te alcançou, poder contemplar na minha vida o que Deus fez por você, porque como ovelha sua, posso dizer que Deus me alcança incontáveis vezes através do seu testemunho, da forma como você vive esse carisma que é tão valioso aos meus olhos, em você, no seu serviço nós contemplamos o quanto Deus é misericórdioso e bondoso, como ele nos ama e como estar aos Seus pés nos transforma. É uma honra tê-lo como catequista, é uma alegria imensa saber que Deus tanto fez por mim através da sua resposta de Amor, Obrigada Dudu, Deus o Abençoe, o Conduza até o dia em que você dar a sua vida por inteiro na Consagração como Comunidade de Aliança, e para todo o Sempre.
Bendito seja Deus, Judith! Você vai longe, minha filha!!