Escuridão, calor e mosquitos era tudo que havia naquela escura madrugada sem energia elétrica numa fazenda distante da cidade. Diante disto, restou uma única e difícil opção: levantar-se e procurar fugir das perturbações.
A noite e a esperança
A chuva caía, o céu nublado ocultava um pouco a luz da Lua e a murmuração de uma noite mal dormida queria afetar meu coração e dominar os meus pensamentos. Até que me veio o entendimento de um outro sentido para aquele momento. Percebi que todos nós vivemos uma imensa noite no hoje das nossas vidas. A incapacidade de dormir, ao final, gerou a esperança da certeza da chegada do amanhecer.
Enquanto isso, a mente trabalhava unida ao coração e me lembrava que não há melhor abrigo para as noites e tribulações do que a presença real de Cristo no sacrário. Mas as Igrejas estão fechadas. Por graça de Deus, na minha casa, tenho acesso a uma capela com um tabernáculo onde está O Cristo Eucarístico — e eu não estava ali sozinho, pois no meu coração eu levava cada homem e mulher que sofre nesta noite pela ausência de Jesus.
Uma chama de amor
Ao entrar na capela, me deparei com uma lamparina com uma chama de pavio fumegante diante da Luz Viva que é o próprio Cristo. Naquela lamparina, que se destacava na escuridão e que anunciava a presença do Nosso Senhor, fixei meus olhos e peguei meu terço, pois entendi que aquela luz também sou eu, e que se eu não fosse alimentado pelo azeite da oração, também iria ser apagado e me tornaria incapaz de comunicar Cristo, a Luz do mundo que vive e reina.
Somos todos como aquela lamparina, cuja chama está fumegante e não resiste aos ventos fortes se não for reavivada pelo azeite da oração. Na escuridão da vida terrena, é ela que brilha e que indica a presença viva de Cristo, a iluminar um pouco aquele tabernáculo de madeira, o leito da Cruz.
Uma mudança no olhar
O que parecia uma noite escura, desafiante, cansativa, tempestuosa, nublada e dolorosa, tornou-se um momento de visita e de encontro à casa do Senhor, indicada pela chama fumegante. Conclui, então, que é preciso olhar para as coisas e encontrar a luz que aponta o Cristo e não querer enxergar apenas com o nosso olhar míope e terreno, carente de vida interior para ver com os olhos da fé. Desejo que nas noites difíceis da humanidade, sempre existam lamparinas cuja chama indique o próprio Cristo, a Luz infinita do mundo, a chama que jamais apaga.
Matheus Araújo
Retiro de Semana Santa Shalom 2021
A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em mais uma edição online. O encontro acontecerá do dia 1º ao dia 4 de abril de 2021 no Canal no YouTube da Comunidade. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Além deles, Padre Cristiano Pinheiro, Padre João Wilkes e Padre Antônio Furtado conduzirão momentos formativos e oracionais durante o encontro.
A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuita, clique no link e garanta a sua vaga! [CLIQUE AQUI]
Meditações para a Semana Santa
A cada ano, a Comunidade Shalom tem lançado um novo exemplar da coleção Meditações para a Semana Santa, que traz reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, inserindo o fiel batizado no mistério central da fé católica: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. O livro será usado no retiro on-line e auxiliará os participantes nas pregações, na via-sacra e no espírito litúrgico de cada dia.
Esse tempo litúrgico deve ser vivido com a devida atenção ao seu espírito próprio, aos mistérios e conexões com a nossa vida, gerando uma renovada conversão pessoal. Além disso, é tempo de reunir toda a Igreja e celebrar de forma intensa a razão da fé católica: Cristo se entregou por cada homem e vivo está.
[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa 2021]