Durante a pandemia, a Comunidade Católica Shalom ofereceu o serviço dos Padres na Pandemia, um serviço on-line, onde sacerdotes da Comunidade se colocaram à disposição para orações pelos enfermos hospitalizados, em velório e sepultamento, entre outras atividades.
Participante deste projeto, o Padre Thiago José, missionário em Salvador, partilha sua experiência neste tempo:
“Fui ordenado no final de 2019 e logo em março de 2020 estourou a pandemia. Me deparei com realidades novas, pois já no meu primeiro ano de sacerdócio experimentei o ser padre na pandemia, com todos isolados, celebrando apenas na minha casa, para os irmãos e vivendo na postura de intercessor da humanidade, rezando e pedindo direção a Deus de como servir neste tempo.”
Através da oração e do serviço, o padre foi identificando o caminho que Deus abria para não ficar paralisado diante das mudanças no mundo.
“Em oração tive a experiência de um novo envio neste tempo de pandemia, ao tocar a dor do outro, meu coração foi motivado a despertar a um serviço novo. Veio a inspiração do projeto na Comunidade, e logo dei meu nome, me coloquei disponível, pois vi como uma oportunidade de ser sinal de paz, portador da esperança, estar unido às famílias que padeciam pelo luto e como pude tocar nisto! Ver o sofrimento das famílias que não podiam sepultar seus entes queridos, e estar presente neste momento, trazia uma presença muito viva do Cristo, da Esperança.”
O sacerdote ainda fala sobre a importância de se pôr a serviço, visto que a humanidade continua sofrendo as consequências destes tempos pandêmicos.
“A pandemia ainda não acabou e este trabalho tornou-se um auxílio, uma grande resposta de Deus para esse tempos, e esta é uma oportunidade para percebermos que unidos nEle somos um só coração, unidos com as dores da humanidade vamos entendendo o mistério de Deus. Com certeza iniciar o tempo sacerdotal na pandemia, é lembrar que realmente o sacerdócio é para o outro.”
Oferta que impulsiona o sim
O projeto Padres na Pandemia nasceu do coração de Deus, e é impulsionado através da doação de tantas pessoas que compreendem a necessidade do auxílio aos que mais sofrem, aos que neste tempo perdem a esperança em dias melhores.
O papel dos Benfeitores da Paz neste projeto é fundamental, pois com suas doações, consegue-se manter as estruturas necessárias para o alcance de muitas pessoas por dia. Esta contribuição é essencial e gera uma enorme gratidão ao coração dos que alcançam e são alcançados pelos benfeitores.
O que é o Benfeitor da Paz
O Benfeitor é um missionário sem sair de casa que, por meio de doações, mantém a evangelização e os projetos sociais da Comunidade Católica Shalom. Essa doação é investida em orfanatos, casas de recuperação para dependentes químicos, creches, abrigos, projeto Shalom Amigo dos Pobres, além de outras iniciativas e serviços essenciais. Cada uma dessas ações assiste, material e espiritualmente, pessoas em situações de vulnerabilidade e risco social. Tudo isso só é possível graças à Providência de Deus que se manifesta na presença ativa dos Benfeitores da Paz na Comunidade.
Paula Caeiro