Formação

A palavra está muito perto de ti

comshalom

 

E antes de iniciar a leitura desta página, peça o auxílio doEspírito Santo, Aquele que inspirou os autores sagrados a escreverem o que Deusquis, para que você entenda o quê e o para quê foi escrito.

Tomemos hoje o livro do Deuteronômio, capítulo 30,11-14 efaçamos uma Lectio com ele. Leia pelo menos três vezes, com atenção, sepossível à meia voz.

Partilhemos. Para você ter uma noção, o livro doDeuteronômio ou segunda lei é, em grande parte, uma recapitulação da históriado povo hebreu relatada nos livros precedentes, a partir do monte Horeb ondeDeus se revelou a Moisés. O Deuteronômio repete também parcialmente, as leis.Essa recapitulação é inspirada e dominada por uma idéia: a história reflete o amordo Senhor para com seu povo escolhido. Ele escolheu livremente a Israel paraser o seu próprio povo e este deve reconhecer nele seu único Deus eoferecer-lhe culto no seu único santuário. O livro foi concluído no cativeiroda Babilônia, entre os anos 587 a 538 a.C.O trecho que escolhemos para a nossa Lectio de hoje faz parte do terceirodiscurso de Moisés que inicia em Dt 28,69 e se estende até o final do capítulo30.

Veja o versículo 11: “Por que este mandamento que hoje teordeno não é excessivo para ti, nem está fora do teu alcance.” Você acha que osmandamentos de Deus são pesados (excessivos) para você? Você conhece os dezmandamentos? Não lembra todos? Ou ainda troca a ordem de alguns. Bem, façamosuma revisão: 1) Amar a Deus sobre todas as coisas. 2) Não tomar seu santo nomeem vão. 3) Guardar os domingos e dias de festas. 4) Honrar pai e mãe. 5) Nãomatar. 6) Não pecar contra a castidade. 7) Não furtar. 8) Não levantar falsotestemunho. 9) Não desejar a mulher do próximo. 10) Não cobiçar as coisasalheias (cf. Ex 20,1-21 e Dt 5,1-22; Veja também no Catecismo). No tempo deJesus, os fariseus perguntaram-lhe qual era o maior mandamento e Ele respondeu:“Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e comtoda a tua mente. Este é o maior e o primeiro dos mandamentos. E o segundo ésemelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes doismandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mt 22,37-40). São Paulo resumebem ao dizer: “O amor é a plenitude da Lei.” (Rm 13,10). Para algumas pessoasuns mandamentos parecem mais pesados que outros. Para os jovens talvez o sextomandamento seja um fardo. Para outros o oitavo é um peso grande, pois nãoconseguem deixar de “comentar” sobre a vida dos outros. Mas a Palavra de Deusgarante que os mandamentos não são excessivos. Se você sente dificuldade emrelação a um mandamento especial, peça hoje a graça para que este versículo deDt 30,11 seja verdade em sua vida e que você não sinta peso em cumprir osmandamentos. Inicie assim: “Senhor, eu creio em tua Palavra. Dá-me neste dia agraça da fidelidade à tua Lei. Que (ela / este mandamento…) não seja um pesoexcessivo para mim… Que o teu Espírito me dê a força necessária e eu sejavencedor contigo…”

A continuação do versículo 11 diz ainda que os mandamentosnão estão fora do nosso alcance. Você já imaginou se o que Deus nos pedissefosse algo impossível. Que desânimo e frustração não nos causariam, não émesmo? Como ser fiel a algo muito maior do que nós? Mas não, eles estão aonosso alcance. Agradeça o Senhor por isso: “Eu te louvo e te agradeço Senhor,pois os teus mandamentos estão ao meu alcance. Obrigado por que eles são anossa felicidade e cumpri-los é buscar a santidade a cada dia…”

 Os versículos 12 a 13 explicitam que aPalavra do Senhor não está longe de nós. Nem no alto céu e nem além-mar. Nãotemos desculpas. E conclui no versículo 14: “Sim, por que a palavra está muitoperto de ti: está em tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática.”Note quão importante é a leitura em voz alta ou à meia voz. A Palavrapronunciada penetra pelos nossos ouvidos e alcança o coração e assim podemospô-la em prática. Lembre-se que naquele tempo o principal meio de transmissãodos ensinamentos era por via oral, pois não existia o papel e os rolos epergaminhos eram caros. Se naquele tempo a palavra já estava ao alcance dopovo, imagine hoje. Outro ponto importante é que com a Encarnação do Verborealmente podemos afirmar: A Palavra está muito perto de ti. Jesus veio para sero Emanuel, o Deus-conosco. Ele vem fazer morada em nós quando lhe abrimos ocoração.

Inicie uma oração espontânea reafirmando sua fé na presençareal de Jesus ao seu lado: “Senhor, eu creio que Tu estás perto de mim, ao meulado… Obrigado pela tua Palavra, pelos hagiógrafos, os autores sagrados que oteu Espírito inspirou a escrever tudo e somente aquilo que é da tua Vontade.Obrigado pelos homens e mulheres que ao longo da história da Igreja,preservaram-na e transmitiram-na para que ele estivesse ao meu alcance…Obrigado pelos estudiosos e tradutores que me permitem lê-la no meu idioma…Perdão por toda negligência e falta de zelo na leitura e anúncio da tuaPalavra… Ignorar as Escrituras é ignorar-te, Senhor! Dá-me a graça dafidelidade a cada dia do meu momento contigo através da Palavra… Dá-me tambéma graça de pô-la em prática e não perdê-la…” Continue da forma que o EspíritoSanto o mover.

Continue mais um tempo de sua oração em contemplação,louvando e bendizendo este Deus tão perto de nós…

Shalom!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *