No mês dedicado à Bíblia, a missão de Brasília organizou o Tríduo do Palavra, que aconteceu de 10 a 12 de setembro nos Centros de Evangelização de Brasília e de Taguatinga. Neste ano, a Comunidade Católica Shalom também comemora os 10 anos do Caminho da Paz, itinerário com a Palavra para uma busca de intimidade com Cristo. O primeiro dia do Tríduo contou com a presença da consagrada da Comunidade de Aliança, Denise.
Durante o encontro, ela falou sobre a simplicidade em nosso relacionamento com Cristo por meio da Palavra e da necessidade de estar em contato com as Escrituras.
“O Senhor não fez a Palavra para os anjos, e sim para nós. Deus leva em conta os nossos pecados e fraquezas, por isso nos deixou esse belo manual. A Palavra é uma conversa com Deus, ao pegar o Estudo Bíblico é para conversar com meu Pai. O conhecimento da Palavra passa por me conhecer também, pois a ela nos revela quem é Deus e Ele nos revela quem nós somos”, disse.
Segundo a missionária, desde o Antigo Testamento já é revelada a face de Deus Pai (Provérbios 3,2.), o Senhor já mostra uma repreensão, pois Deus corrige quem ama (Hb.12,6). A pregadora citou um exemplo da correção de Deus Pai. “Esse ‘corrigir’ de Deus é semelhante a um pai que vê o filho brincando com uma faca, o pai retira imediatamente da mão da criança, pois ele enxerga melhor as coisas”, explicou.
Consciência iluminada
A Palavra de Deus é importante pois ela revela o Pai na pessoa de Cristo e do cuidado d’Ele para conosco, a prova desse cuidado e zelo são as Escrituras que foram feitas por homens, mas inspiradas pelo Espírito. A Palavra de Deus por ser fundada na Verdade não passa e ela causa efeito. Segundo Denise, Cristo explica o Evangelho por meio de parábolas, como para as crianças.
Ele usa dessa pedagogia porque as crianças, se deixam formar, não são cheias de pré-conceitos e de defesas pelo contrário, se deixam ser formadas. A palestrante explicou também que a nossa consciência é iluminada quando estamos íntimos da Palavra. “A liberdade precisa de responsabilidade, meus atos têm consequências e é preciso assumir a escolha. A Bíblia vai formando em nós uma consciência que nos sustenta”. A experiência da palavra vai sendo construída não imposta (Jó-42).
Denise esclareceu que para começar a trilhar um caminho com a Palavra de Deus uma boa dica é a Lectio Divina, que todos os leigos são chamados a viver no cotidiano. Outro ponto que foi mencionado durante a formação foi a questão do tempo para se dedicar ao estudo bíblico, que é um desafio para muitas pessoas. “O tempo é questão de prioridade, se não rezamos é porque não estamos dando prioridade a Deus”, disse.
Os frutos que a Palavra gera em nós
Durante o Tríduo mencionou os primeiros frutos que a Palavra gera em nós, ao entrarmos em contato com a Palavra, isso muda a nossa vida radicalmente, não é possível cometer os mesmos pecados que cometíamos antes, pois a alegria que a Palavra nos traz é a alegria da experiência. Diante da intimidade com Deus e da vivência da Palavra o Senhor desperta o nosso sentido e nos chama a escutá-lo (Amós 8-11).
“A palavra de Deus traz a libertação e a paz. Jesus conhecia profundamente a Palavra, porque era o próprio verbo encarnado, não só por isso, mas porque ele era judeu e tinha educação religiosa”, acrescentou.
Para concluir, a consagrada alertou que nossa vida precisa ser configurada a vida de Cristo em tudo, a Palavra precisa ser uma necessidade como o alimento é para o corpo.
“Cristo tinha respostas para todas as tentações do maligno no deserto, pois, conhecia profundamente as Escrituras. Se nós entendermos que a Palavra de Deus é tão importante como os nossos alimentos materiais não ficaríamos sem abri-la. A palavra aquece o coração, aquece a alma, e é para os momentos de dúvida e de grandes angústias. A vida de oração requer uma disciplina e zelo. Porque amo, porque desejo e quero fazer direito, assim vou conseguir ter a vivência do evangelho dentro das relações pessoais que é também uma via de santidade”, concluiu.
Promoções do mês da Bíblia na Livraria Shalom
Leia também
Por Jéssica Costa