Shalom

A presença do Shalom no Encontro das Famílias em Dublin

O ponto alto do Encontro será dia 25 com o Festival das Famílias e dia 26 com a grande Missa no Phoenix Park, ambos com a presença do Papa Francisco.

comshalom

O IX Encontro Mundial das Famílias, com o tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, teve início nesta terça-feira, 21, em Dublin, capital irlandesa, com a participação de famílias de 116 países dos cinco continentes. A Comunidade Católica Shalom está presente no evento na pessoa de Padre. Silvio Scopel, responsável pela missão de Fortaleza e por um grupo de membros do Projeto Família e da Comunidade.

Segundo Pe. Silvio, os três dias de congresso que antecedem a chegada do Papa Francisco prometem palestras com temas variados e de alto nível. “No primeiro dia as palestras se voltaram para o tema do evento. Foi destacado a importância de entendermos a Igreja como uma família de famílias e a necessidade de uma reciprocidade entre as famílias e a Igreja”.

“Para que a Igreja se constitua a partir das famílias, é necessário que a Igreja seja sólida, forte, que as famílias comuniquem a fé aos seus filhos e ao mesmo tempo a família precisa dos sacramentos, do evangelho e da fé da Igreja para se robustecer e se tornar uma família forte”.

A tarde do Encontro das Famílias foi reservada para testemunhos de casais, e de pessoas que vivem a realidade do matrimônio. Pe. Silvio destacou que todos falaram que a condição para o matrimônio ser belo e forte é o amor incondicional. “Aquele amor que só encontramos a partir da cruz de nosso senhor Jesus Cristo”, completou o sacerdote.

O grupo do Shalom teve vários contatos com autoridades Eclesiais, um encontro pessoal  com o Monsenhor Diarmuid  Martin, arcebispo de Dublin e uma conversa com o cardeal Christoph Schönborn de Viena, o qual durante a noite do IX Encontro Mundial das Famílias lançou o Youcat Kids, um catecismo da Igreja voltado em especial para as crianças e adolescentes, além de uma entrevista para a Tv indiana.

O ponto alto do Encontro será dia 25 com o Festival das Famílias e dia 26 com a grande Missa no Phoenix Park, ambos com a presença do Papa Francisco.

“Como sabem, o Encontro Mundial é uma celebração da beleza do plano de Deus para a família; é também uma ocasião para as famílias provenientes de todas as partes do mundo de se encontrar e se encorajar em viver sua especial vocação. As famílias, hoje, enfrentam muitos desafios em seus esforços para encarnar um amor fiel, para crescer filhos com valores saudáveis e para ser na comunidade fermento de bondade e cuidado recíproco”, afirma o Papa.

Moysés Responde: Como é a experiência das famílias missionárias?


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *