O IX Encontro Mundial das Famílias, com o tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, teve início nesta terça-feira, 21, em Dublin, capital irlandesa, com a participação de famílias de 116 países dos cinco continentes. A Comunidade Católica Shalom está presente no evento na pessoa de Padre. Silvio Scopel, responsável pela missão de Fortaleza e por um grupo de membros do Projeto Família e da Comunidade.
Segundo Pe. Silvio, os três dias de congresso que antecedem a chegada do Papa Francisco prometem palestras com temas variados e de alto nível. “No primeiro dia as palestras se voltaram para o tema do evento. Foi destacado a importância de entendermos a Igreja como uma família de famílias e a necessidade de uma reciprocidade entre as famílias e a Igreja”.
“Para que a Igreja se constitua a partir das famílias, é necessário que a Igreja seja sólida, forte, que as famílias comuniquem a fé aos seus filhos e ao mesmo tempo a família precisa dos sacramentos, do evangelho e da fé da Igreja para se robustecer e se tornar uma família forte”.
A tarde do Encontro das Famílias foi reservada para testemunhos de casais, e de pessoas que vivem a realidade do matrimônio. Pe. Silvio destacou que todos falaram que a condição para o matrimônio ser belo e forte é o amor incondicional. “Aquele amor que só encontramos a partir da cruz de nosso senhor Jesus Cristo”, completou o sacerdote.
O grupo do Shalom teve vários contatos com autoridades Eclesiais, um encontro pessoal com o Monsenhor Diarmuid Martin, arcebispo de Dublin e uma conversa com o cardeal Christoph Schönborn de Viena, o qual durante a noite do IX Encontro Mundial das Famílias lançou o Youcat Kids, um catecismo da Igreja voltado em especial para as crianças e adolescentes, além de uma entrevista para a Tv indiana.
O ponto alto do Encontro será dia 25 com o Festival das Famílias e dia 26 com a grande Missa no Phoenix Park, ambos com a presença do Papa Francisco.
“Como sabem, o Encontro Mundial é uma celebração da beleza do plano de Deus para a família; é também uma ocasião para as famílias provenientes de todas as partes do mundo de se encontrar e se encorajar em viver sua especial vocação. As famílias, hoje, enfrentam muitos desafios em seus esforços para encarnar um amor fiel, para crescer filhos com valores saudáveis e para ser na comunidade fermento de bondade e cuidado recíproco”, afirma o Papa.
Moysés Responde: Como é a experiência das famílias missionárias?