Formação

A quem muito foi dado, muito será pedido

comshalom

Quem de nós poderá dizer que pouco recebeu, se até a vidanos foi dada? Você que teve oprivilégio de nascer no berço de uma família boa, não fique deitado eternamenteem berço esplêndido! Se achar que poderia ter nascido num ambiente melhor, nãofique perdendo tempo se queixando da falta de sorte!

 

Muita gente descontente fica reclamando de Deus e do mundo,em vez de fazer da situação atual o ponto de partida para construir um mundomelhor.

 

A primeira tarefa é construir a si mesmo. O existencialismodiz que o homem é seu próprio criador. Essamentira não deixa de conter uma parcela de verdade. Você se fez aquilo que é. Do seu ponto departida andou por caminhos que você escolheu. Contou com apoios, venceuobstáculos, mas foi você que decidiu o roteiro, aceitando e rejeitando palpitese conselhos, aproveitando e perdendo oportunidades até chegar ao lugar queestá. Não sabe quanto ainda tem de futuro, mas a escolha continua sua.

 

A quem muito foi confiado, muito será exigido. Ninguém denós vive para cuidar apenas de si mesmo. Na realidade, muitos não sabem nemcuidar de si mesmo. Matam seu tempo com coisas inúteis. Estragam seu corpo comcoisas que prejudicam a vida. Quem nãocuida de si mesmo, de quem cuidará?

 

A exigência fundamental da moral cristã é muito radical, masequilibrada: Amar o próximo como a simesmo. Jesus não diz que devemos amar o próximo mais que a nós mesmos. Talheroísmo é coisa para heróis, coisa para situações especiais, arriscar sua vidapara salvar a vida do irmão. De certa maneiratambém é coisa para quem é chamado para dedicar-se por inteiro ao serviço deDeus e dos irmãos, como fez Jesus que deu sua vida para nossa salvação. O paíse o mundo precisam de novos políticos que se ponham por inteiro a serviço dobem comum.

 

Numa espiritualidade de desprezo das realidades terrenassurgiram teorias e práticas que desvalorizavam o corpo, chegando ao desprezo desi mesmo. Que futuro tem o namoro de um rapaz que diz para a namorada: Eu nãopresto, mas eu te amo? Ser humilde é bom, mas pessimismo e humildade fingidanão servem para nada.

 

As palavras auto-estima e amor próprio adquiriram umaconotação negativa. Ora, como é que alguém que não dá valor a si mesmo vai darvalor aos outros? Quem não gosta de si mesmo, de quem gostará? Quem não temamor próprio, vai ter amor para outros?

 

Na realidade, amar o próximo como a si mesmo já é um idealtão elevado que poucos conseguem chegar perto. O primeiro passo para amaralguém é reconhecer o seu valor. Se você acha que não vale nada, como é que suavida terá valor para outros? Falando nisso, qual é o seu valor? Você, quanto é que vale? Feche os olhos epense!

 

Você é precioso aos olhos de Deus. Tome consciência do seuvalor! No entanto, não há razão para ter orgulho. O que é que você tem que nãotivesse recebido? Você é um presente deDeus. Um presente para você. Destinado a tornar-se um presente de Deus para omundo. Se muito recebeu, tem muito para dar. Está na hora de começar com maisvigor. Não temos tempo a perder. Nãosabemos até quando podemos agir.

 

Deus espera muito de você. Não perca tempo com lamúriascontra suas condições de vida, nem com queixas contra outros. Você não foicolocado no mundo para ficar reclamando, mas para fazer a sua parte paraconstruir um mundo melhor.

 

A nós que agora estamos aqui foi dado viver num tempointeressante, num mundo com muita coisa boa a fazer. As próximas décadas serão decisivas para ofuturo da humanidade. Muita coisa depende de nós. De você, jovem qml !

 

Os profetas de desgraças apresentam perspectivas sombriaspara este século, com dramas crescentes de escassez de recursos naturais,perspectivas de guerras por espaços vitais. Querendo ou não, os jovens de hojeprecisam aprender a construir um mundo solidário, onde os mais fortes passam acontentar-se com padrões de vida mais modestos, para que os pobres de hoje e asgerações futuras possam ter o necessário para viver.

 

Já passou o tempo de protestos genéricos e reclamaçõesestéreis inúteis contra a situação do país, contra a política, contra classesprivilegiadas, contra o capitalismo e contra o neoliberalismo. Agora chegou asua hora, o tempo de você fazer a sua parte. Ou você acha que ainda é hora dedesencadear revoluções?

 

Jesus não quis consertar o mundo na marra, por intervençõesdo poder divino. Fez questão de confiar a nós a missão de construir um mundomais fraterno para felicidade de todos.

 

Deus deu ao homem a capacidade de progredir na ciência e natecnologia, e nos confiou a responsabilidade de aplicar o progresso da técnicapara o bem de todos. Deixou para cada um de nós a missão de fazer o que podemospara melhorar o nosso pedaço, cada um começando consigo mesmo.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *