Formação

A santidade: «escutar» a Jesus; explica o Papa

comshalom

A vocação do cristão é a santidade, que consiste em «escutar» a Jesus, explicou Bento XVI neste domingo.

Assim disse o Papa ao rezar o Ângelus na festa do Batismo do Senhor, junto a milhares de peregrinos congregados na praça de São Pedro, depois de ter presidido na Capela Sistina a santa missa na qual administrou o sacramento do Batismo a treze crianças.

«O compromisso que surge do Batismo consiste em “escutar” a Jesus —esclareceu—: ou seja, crer Nele e seguir-lhe docilmente fazendo sua vontade, a vontade de Deus».

Deste modo, segundo o Santo Padre, «cada um de nós pode aspirar à santidade, uma meta que, como recordou o Concílio Vaticano II, constitui a vocação de todos os batizados».

Em sua alocução, o Santo Padre constatou que para os quatro evangelistas a passagem do Batismo de Jesus no Jordão pelas mãos de João Batista é sumamente importante, pois constitui a primeira apresentação clara da Trindade —das Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo—, assim como o início do ministério público de Cristo pelos caminhos da Palestina.

«Dá-se uma íntima relação entre o Batismo de Cristo e nosso Batismo», esclareceu o Papa.

«No Jordão, abriram-se os céus para indicar que o Salvador nos abriu o caminho da salvação e que podemos percorrê-lo precisamente graças ao novo nascimento “na água e no Espírito”, que se realiza no Batismo».

«Nele, nós somos introduzidos no Corpo místico de Cristo, que é a Igreja, morremos e ressuscitamos com Ele, nos revestimos Dele», concluiu.

Com a festa do Batismo de Jesus se conclui o período litúrgico do Natal. Como é tradição, esta segunda-feira, o Papa pronunciará um esperado discurso no encontro com os embaixadores dos países que mantém relações diplomáticas com a Santa Sé.

Fonte: Zenit


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *