Karol Józef Wojtyla nasceu em 18 de maio de 1920 em Wadowice – uma pequena cidade da Polônia – e é o terceiro filho concebido do casal Karol e Emília Wojtyla. Quem poderia imaginar que esse homem viria a se tornar o um dos maiores, mais conhecidos e amados Papas na História da Igreja?
O Jovem Karol Wojtyla
Jovem amante das artes, do teatro, da cultura, das línguas e das ciências, Wojtyla foi um homem que viveu intensamente, e para os que assim se arriscam a viver, os sofrimentos não tardam a chegar, ainda mais em tempos sombrios. Perdeu muito cedo praticamente toda a sua família, viveu no meio de tensões políticas, de guerras e perseguições e, em meio a tudo isso, descobriu o Amor de Deus e a forma como correspondê-lo! Sua mãe dizia que teria um filho médico e outro padre e acerto em cheio! Padre, Bispo, Cardeal e por fim, Papa João Paulo II!
Ouça o podcast
Pontificado de São João Paulo II
Grande amor ao conhecimento e grande amor em transmiti-lo, esse era Karol Wojtyla, professor de vários jovens, mas não apenas, também amigo, próximo, sensível a Deus e a todo homem. Estudioso de Humanidade, e mestre em humanismo porque profundamente arraigado e mergulhado no mistério do Amor Divino. Grande filósofo e Teólogo, criador de um verdadeiro tratado de antropologia e teologia, a Teologia do Corpo.
Amados por muitos, mas certamente não por todos, o que o fez sofrer um atentado que quase tirou sua vida. Como respondeu? Com o perdão! Viu, e de certa forma, influenciou significativamente na queda do Muro de Berlim. O Papa João Paulo II fez a sua páscoa em 2 de Abril de 2005. A sua beatificação aconteceu em 1º de Maio de 2011 e a canonização em 27 de Abril de 2014. Quer saber um pouco mais sobre alguns desses fatos na vida de São João Paulo II?
Podcast
Mais informações
Inscreva-se na nossa Newsletter
Siga o perfil no Instagram
Podcasts no Spotify : Instituto Parresia
Nosso Site: https://www.institutoparresia.org/
E-mail: institutoparresia@comshalom.org