Notícias

Emmir Nogueira fala sobre a humildade de Maria a partir da iconografia

Emmir Nogueira falou sobre a humildade da Toda Pequena e como ela se mostra nos ícones próprios do Carisma.

comshalom

Na tarde do sábado, dia 24, Emmir Nogueira, cofundadora da Comundade Católica Shalom, pregou para os peregrinos da Convenção Shalom 40 anos reunidos na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O tema da formação foi sobre Nossa Senhora e, para abordar a pequenez e a humildade mariana, Emmir utilizou a iconografia. Ela falou sobre a imagem que Deus deu ao Conselho Geral, sobre o ícone escrito para expressar Maria, a Toda Pequena, e também sobre uma nova imagem feita para celebrar o aniversário da Vocação e a Convenção Shalom.

[Acompanhe a Convenção Shalom pela página especial]

Antes de sua partilha, a cofundadora explicou que um ícone quando é escrito, a partir de uma espiritualidade própria, revela algo de Deus e, ao mesmo tempo, esconde um mistério. Emmir debruçou-se sobre os três ícones para falar sobre como a humildade de Maria é expressa em cada imagem. Ela ainda comentou: “Na Basílica de Santa Maria Maior, vamos falar sobre Santa Maria Menor”. A seguir, confira os ícones que Emmir utilizou em sua pregação. 

1 – Imagem Retiro de Escuta

Segundo Emmir, a imagem é um ícone simples, traz o essencial. Nele, é possível ver a falta de proporção entre os elementos. Inclusive, a aponta a maneira real de ver as coisas. Vale destacar que no ícone é possível contemplar também a pontinha do véu de Maria que toca a mão de Jesus e sob esse toque na mão de Jesus está o resgate do pecador. “A mão vigorosa se move sobre o toque sutil do manto de Maria para resgatar o pecador”, destacou.

Leia também | Entenda os elementos da imagem do Retiro de Autoridades

2 – Ícone Maria, Toda Pequena

Em sua fala, Emmir explicou que a toda pequena é pobre, com os pés descalços, e sem muitos elementos na imagem. O véu de maria com muitas dobras é sobrenatural, ou seja, não é físico, onde é possível abrigar quem quiser. “A Alegria de Maria é toda interior, ela tem a alegria interior, ela com seu movimento de leveza e de dança, mostra a feminilidade de Nossa Senhora, que eleva a mulher, mostra a missão da mulher, que tem como vocação e missão ser mãe e humanizar o homem. A alegria dela é ser nada, nada possuir. Ela toca a terra e toca o céu, a cabeça transpassa a figura”, destacou a cofundadora.

Leia também | Virgem Maria, a toda pequena

3 – Ícone Jesus Cristo, o Esposo que vem

Nesta terceira imagem, Maria abre o céu para as pessoas que ela traz no seu manto, são pessoas contemporâneas. Das chagas de Cristo sai sangue, água e fogo. O fogo incendeia os santos e é enviado por Jesus após sua morte como prometeu e sobre o povo também há fogo que cai do coração de Jesus.

Leia também | Entenda o ícone ‘Jesus Cristo, o esposo que vem’ escrito para a celebração dos 40 anos da Comunidade Shalom

Ainda de acordo com Emmir, Nossa Senhora traz uma profecia neste ícone. Ela diz: “Shalom, uma nuvenzinha vem subindo em alto mar; prepara-te, Shalom, para acolher em abundância a chuva que Deus preparou”. Com isso, nos três ícones, é possível ver Maria olhando para Jesus, para o ventre e para o povo. Neste último, em especial, é expressa a proximidade do Senhor que vem a qualquer momento.

Serviço

Convenção Shalom 40 anos 
Data: de 23 a 28 de setembro
Local: Roma
Tema: Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos jovens e Amigos dos pobres
Mais informações: http://comshalom.org/40anos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.