Nossa trajetória humana de vida é marcada por uma constante busca. São várias as etapas de amadurecimento – do ventre materno até o fim das nossas vidas; estamos sempre diante de numerosas interrogações.
Entre essas fases, uma bastante intensa é a juventude. Nessa etapa da vida, começam a surgir o anseio pela consolidação da vida adulta. Nessa fase, muitas são as buscas e interrogações ligadas á formação profissional e às responsabilidades sociais. Não é raro encontrar jovens que buscam facilidades e mergulham em terrenos cheios de armadilhas. A lista é gigante: Drogas, sexo desregrado, jogos, criminalidade…
Enquanto isso, existe uma possibilidade de espera que não frustra: a esperança no Cristo que vem. Tudo ganha um novo sentido quando um jovem passa a construir seus sonhos e a buscas da sua felicidade no seu Criador.
O cerne da questão
Podemos então nos perguntar: Qual é o benefício de incentivar a vivência do Advento entre os jovens?
Advento é tempo de espera, de silêncio e de confiança. A psicologia constata que uma espera pode ser mais ou menos desconfortável dependendo da razão pela qual esperamos. Quando um jovem, cheio de vida e de perspectivas de futuro descobre uma razão justa e verdadeira para esperar, fomenta em si o ânimo e resgata o entusiasmo próprio da juventude. Esperar pelo Cristo que vem, portanto, é fonte de vida, principalmente para aqueles que estão na flor da idade.
As Sagradas Escrituras nos confirmam: Esperei ansiosamente o Senhor, Ele se inclinou para mim e ouviu meu grito. Colocou os meus pés sobre a rocha firmando os meus passos. (Salmo:39)
Quando um jovem sabe que é amado por um Criador que não o decepciona, passa a viver uma sadia espera, cheia de otimismo e de vida. A decepção e a dor dão lugar a esperança e a paz. Ele passa a ter um rumo, um norte, um porto seguro que permanece fixo enquanto o mundo gira.
Assim, podemos afirmar com certeza: os jovens, sim, têm tudo a ver com advento, desde que a vivência deste tempo lhes seja apresentada. Se você é jovem, e já descobriu este bendito alvo, ajude outros corações a descobri-lo também.
Um santo e feliz advento!