Formação

Advento é tempo de reconciliação e perdão

comshalom

Em sua mensagem sobre o tempo do Advento, o Patriarca Latinode Jerusalém, Dom Michel Sabbah, recordou que além de ser um ‘tempo de jejum epenitência’ é o momento de ‘voltar a por diante de nossos olhos esta verdadefundamental: cada ser humano, amigo ou inimigo, é antes de tudo uma criatura deDeus, objeto de Seu amor e, como nós, está chamado à santidade e à salvação’.

 Em sua mensagem –publicada pela agência católica Fides–, oPatriarca afirmou que o Advento ‘é um tempo de jejum e penitência, durante oqual somos convidados a purificar nossas relações com todos nossos irmãos,tanto com os que pertencem à uma religião diversa da nossa, como, mesmo, com osque estamos em conflito político e militar’.

 Referindo-se à situação de violência e destruição que se vivena Terra Santa, o Patriarca agregou que ‘a existência das forças do mal’ nãodeve ‘encher os corações de amargura e ódio, de desconsolo ou dor, e simrenovar a fé em Deus, Senhor da história’ e em Cristo que diz ‘Não tenhaismedo. Nem um cabelo cai de vossa cabeça sem permissão de vosso Pai, o qual estános céus’.

 ‘Nós rezamos e jejuamos com o Papa’ –continua a mensagem–,recordando três importantes iniciativas empreendidas pelo Papa João Paulo II:

 -> em 13 de dezembro, um encontro com os bispos e Patriarcasda Terra Santa e com os Presidentes das Conferências Episcopais do primeiromundo;

 -> em 14 de dezembro, jornada de jejum universal pela pazno mundo, coincidindo com o objetivo do Ramadán; em 24 de janeiro, o encontrode oração com os líderes de outras religiões em Assis.

 Dom Sabbah concluiu exortando: ‘Irmãos e irmãs: renovainestes dias vossa fé, renovai vosso amor. Fazei penitência e renovai vossaesperança. Acolhei a festa com toda demonstração de alegria, para encontrarnesta alegria a força para continuar vossa longa e fatigante marcha para averdadeira liberdade; e louvai o nome de Deus, porque Ele é bom e eterna é aSua misericórdia’.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *