Em sua mensagem sobre o tempo do Advento, o Patriarca Latinode Jerusalém, Dom Michel Sabbah, recordou que além de ser um ‘tempo de jejum epenitência’ é o momento de ‘voltar a por diante de nossos olhos esta verdadefundamental: cada ser humano, amigo ou inimigo, é antes de tudo uma criatura deDeus, objeto de Seu amor e, como nós, está chamado à santidade e à salvação’.
Em sua mensagem –publicada pela agência católica Fides–, oPatriarca afirmou que o Advento ‘é um tempo de jejum e penitência, durante oqual somos convidados a purificar nossas relações com todos nossos irmãos,tanto com os que pertencem à uma religião diversa da nossa, como, mesmo, com osque estamos em conflito político e militar’.
Referindo-se à situação de violência e destruição que se vivena Terra Santa, o Patriarca agregou que ‘a existência das forças do mal’ nãodeve ‘encher os corações de amargura e ódio, de desconsolo ou dor, e simrenovar a fé em Deus, Senhor da história’ e em Cristo que diz ‘Não tenhaismedo. Nem um cabelo cai de vossa cabeça sem permissão de vosso Pai, o qual estános céus’.
‘Nós rezamos e jejuamos com o Papa’ –continua a mensagem–,recordando três importantes iniciativas empreendidas pelo Papa João Paulo II:
-> em 13 de dezembro, um encontro com os bispos e Patriarcasda Terra Santa e com os Presidentes das Conferências Episcopais do primeiromundo;
-> em 14 de dezembro, jornada de jejum universal pela pazno mundo, coincidindo com o objetivo do Ramadán; em 24 de janeiro, o encontrode oração com os líderes de outras religiões em Assis.
Dom Sabbah concluiu exortando: ‘Irmãos e irmãs: renovainestes dias vossa fé, renovai vosso amor. Fazei penitência e renovai vossaesperança. Acolhei a festa com toda demonstração de alegria, para encontrarnesta alegria a força para continuar vossa longa e fatigante marcha para averdadeira liberdade; e louvai o nome de Deus, porque Ele é bom e eterna é aSua misericórdia’.