Nostálgicos e esperançosos. No mês de dezembro, de alguma forma, sempre nos encontramos assim. Refletimos sobre nossas conquistas, alegrias, o que deixamos para trás e os aprendizados que ficaram. Somos tomados por um desejo, quase inevitável, de recomeçar.
Isso me faz lembrar algo que ouvi de uma amiga: a liturgia acompanha nossa vida. E o Advento é sempre tempo de recomeçar.
Contudo, o movimento de recomeçar nem sempre é fácil. É quando nos deparamos com fraquezas que dávamos por mortas, mas estavam apenas adormecidas.
É quando percebemos que, muitas vezes, nos iludimos tentando construir ruínas, mas, na verdade, merecemos grandes castelos.
Mesmo assim, não devemos cair no desânimo. Deus nos espera até onde menos esperamos. Cabe a nós permitir que nosso coração se deixe nutrir por Ele — e também esperá-Lo.
O Advento é um exemplo perfeito disso: um tempo de espera, mas não uma espera vazia. A feliz expectativa do Advento reconstrói em nós o que foi perdido e prepara o coração para acolher a vida nova, banhada pela misericórdia de Deus.
Ao nos lançarmos na dinâmica do Advento, descobrimos que, seja nas alegrias ou nas tristezas, nos desertos ou na abundância, há algo que permanece: Cristo! Somente Ele perdura no meio das ruínas que nós, em nossa ilusão, tentamos construir.
Para encontrar Aquele que permanece e que esperamos: oração, oração, oração. É por meio dela que viveremos este Advento em sua plenitude. Buscando na fonte da Esperança, que é o próprio Cristo. Quem O conhece, nada teme.
Que este Advento seja um tempo de retornar para Deus e Sua Vontade. Possamos viver este kairós em uma expectativa feliz e certa de que Cristo vem e já chegou.
Viva o Retiro de Advento da Comunidade Shalom
A cada dia, seremos conduzidos pela oração e estudo bíblico diários com o Padre Adler Trindade e homilias diárias com o Padre João Chagas. Além disso, você terá acesso a conteúdos exclusivos. Tudo isso de forma prática e acessível, direto no seu WhatsApp!
[Visite nossa página especial e saiba como receber os conteúdos direto no seu WhatsApp!]