Notícias

Advento: Tempo de preparar a casa

Este é um tempo de conversão e também de espera, no qual as pessoas preparam a casa e o coração para acolher a vinda gloriosa do Salvador, oferta livre do amor.

comshalom

O Advento é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, tempo de uma real espera que se dá em quatro semanas antecedendo o Natal. É o período em que os cristãos se preparam e esperam, com alegria e grande expectativa, o nascimento do Menino Jesus, simbolizando a segunda vinda de Cristo. É uma grande festa do mistério da Salvação.

Este é um tempo de conversão e também de espera, no qual as pessoas preparam a casa e o coração para acolher a vinda gloriosa do Salvador, oferta livre do amor.

Para Weyder, missionário consagrado da Comunidade de Vida Shalom que mora na Polônia, o Advento é o momento em que ele prepara o coração para receber Jesus novamente e, ao mesmo tempo, se esvazia para acolher essa esperança – por isso é tão importante preparar a casa.

Na casa de missão que ele mora atualmente, eles costumam preparar a coroa do Advento, viver uma celebração de intercessão aos domingos e também intensificar a vivência da penitência, com mais um dia de jejum na semana, por exemplo.

Weyder conta também que na Polônia, eles vivem a missa Rorate no período do Advento, que é uma Celebração Eucarística que acontece às seis horas da manhã. Assim, todos os dias, eles passam por uma peregrinação, ainda no escuro, por conta do inverno, com lamparinas, até a igreja. Tudo isso simboliza a espera do Menino que vem.

Para Elson Menezes, consagrado da Comunidade de Aliança, essas duas primeiras semanas, que falam da Parusia, consolam muito o seu coração, porque apesar de tantas coisas que o deixam triste, ao olhar para o Evangelho, ele vê que aquilo que está sendo narrado ali está acontecendo no mundo: e isso o faz procurar nutrir no coração um sentimento de esperança por saber que tudo vai passar (e que temos um Salvador).

“É uma alegre expectativa esperar o Cristo, que renova a esperança no nosso coração, pois a sua vinda é algo muito maior que tudo isso aqui. Olhar para Jesus Menino e ver como Ele veio até nós é uma obra de conversão que gera humildade. Isso me faz olhar para dentro e perceber que tenho que mudar algumas coisas. É um verdadeiro tempo de conversão”, constata o missionário.

É tempo de preparar a casa

Neste tempo, os cristãos costumam se preparar adornando suas casas com os símbolos característicos do Advento.

A fotografá Dyanne Pinto, postulante da Comunidade de Aliança Shalom, acredita que o Advento é um tempo de expectativa para o que virá, uma esperança que surge a cada fim de ano:

“Chegamos ao fim, mas não é o fim, porque avistamos uma ponta de esperança; avistamos uma luz pequena. A cada dia que se aproxima do Natal, ela se torna maior e mais brilhante. Já estamos entrando em um clima gostoso de Natal. É bom saber que algo que aconteceu há tantos anos mudou a história da humanidade para sempre. É bom saber que o menino Deus nasceu, e nada foi como era antes. Tudo mudou”, disse ela. 

Dyanne também conta como prepara a casa neste período: “Eu monto o presépio, a árvore de Natal e os enfeites junto de minha mãe e de minha irmã. Neste ano, ao preparar as coisas, íamos colocando cânticos gregorianos e cânticos natalinos. Ali, eu já senti o Natal acontecer em mim. E o que é isso, senão o Advento: preparar o caminho em nós para o Natal? Precisamos preparar a nossa casa.”

Leia também

Saiba como montar a Coroa do Advento

Roteiro para a Celebração de Natal em família

Livraria Shalom

Clique [AQUI] e compre os produtos Natalinos da Livraria Shalom

Marcos Paulo
Redação Livraria Shalom

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *