Shalom

Afinal, quando Jesus voltará?

São Tiago nos recorda de uma espera paciente e nos situa em um tempo intermediário entre a Primeira e a Segunda Vinda.

comshalom

O período do Advento celebra a espera do Senhor que vem em sua Primeira e Segunda Vinda, esta última chamada de Parusia. “A Igreja primitiva, aquela do primeiro século vivia numa expectativa do retorno iminente de Jesus”, explica a Missionária e Teóloga Josefa Alves, coordenadora científica do Instituto Parresia.

Passados vinte e um séculos poderíamos nos perguntar, o que aconteceu do Senhor ainda não ter voltado? “Precisamos entender uma coisa”, pontua Josefa. “Existiu a Primeira Vinda do Senhor, que celebramos no Natal; a Segunda Vinda do Senhor para qual nos preparamos, mas, entre uma e outra existe a vinda intermediária, onde o Senhor se revela a nós  todo instante e de várias formas”.

“A vinda intermediária é o convite contínuo de Deus à nossa conversão”, explica a teóloga Josefa Alves. Foto: arquivo pessoal.

É neste período intermediário onde  acontece o nosso encontro particular e definitivo  com o Senhor. “São Tiago escreve em sua carta, no capítulo 5, versículo 7, que quanto à Segunda Vinda do Senhor devemos ser pacientes e esperançosos, como um lavrador que trabalha a terra e espera bastante”, ensina a teóloga.

A Segunda Vinda do Senhor não pode ser calculada dentro do nosso entendimento de tempo e espaço. “Aqui nós falamos de eternidade. No Evangelho de João, capítulo 14, Jesus diz que o nosso coração não deve se perturbar, porque na Casa do Pai tem muitas moradas e Ele vai preparar um lugar para nós”, relembra a missionária.

Este tempo que estamos vivendo é o de preparação. “A vinda intermediária é o convite contínuo de Deus à nossa conversão. O Advento nos situa nesta passagem intermediária  entre as duas vindas do Senhor. Antes da Parusia, sou convidado a viver esta espera paciente e preparatória para o encontro definitivo com o Senhor”, finaliza.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *