Formação

Alegrai-vos e exultai: A vossa salvação está próxima

comshalom

Para nos ajudar a compreender esse chamado divino que constantemente nos convida a alegria no Espírito, é que recentemente o Papa Francisco nos escreveu a exortação apostólica, GAUDETE ET EXSULTATE, sobre o chamado à santidade no tempo atual, onde nos diz: “O santo é capaz de viver com alegria e sentido de humor. Sem perder o realismo, ilumina os outros com um espírito positivo e rico de esperança. ”  Por meio deste documento nosso sumo Pontífice vem nos recordar que todos nós somos vocacionados à santidade, e porque esse é nosso chamado como filhos de Deus, em sua concretização está a nossa realização e felicidade. Pois assim estaremos vivendo a nossa identidade, ou seja, a verdade mais profunda do nosso ser, o que nos define. No documento, o Santo Padre salienta quanto a vivência da santidade nas pequenas coisas, naquelas que compõem o nosso ritmo cotidiano, e que na maioria das vezes, nos passam despercebidas. Ele faz ainda referência a vida dos santos que, embora afligidos pelos males e sofrimentos naturais da vida, não perdiam o ânimo, o brilho, o sorriso, a alegria e nos encoraja a passarmos pelos sofrimentos aos quais somos acometidos de maneira análoga a estes; dando sentido às dores e angústias e com a convicção de que até dos males Deus tira um bem.

Diante das referidas palavras, podemos assinalar que, primeiro, os santos nos ensinam com seu testemunho, que nossa vida, seja ela repleta de muitos obstáculos e satisfações ou não, é uma jornada rumo a eternidade. Portanto, precisamos avançar mantendo os olhos fixos em Cristo mediante todas e quaisquer situações, afinal como nos afirma santa Teresa D’avila, “parar é regredir”.

Em segundo plano, é importante percebermos à luz da vida dos santos que trilharam um caminho de configuração à Jesus, que também a isso somos chamados, nisto consiste a realização plena do ser humano: seguir o caminho de e para a felicidade que o Senhor trilhou primeiro e nos assegura que é a via acertada para o céu. Subir a escada progressiva da fé e esperança que nos aproximam paulatinamente de Deus por meio dos acontecimentos ordinários da vida, sejam eles bons ou maus. É disso que São Paulo fala quando escreve na carta aos Coríntios que por enquanto permanecem a fé, a esperança e o amor, porque essas três virtudes teologais envolvem nossa vida e nos prepara para o Céu. Mas, o Amor por excelência é a maior das três porque o Amor jamais passará, Ele reinará no Céu. Eis a origem da alegria que não passa.

Venha viver a Alegria que não passa, no retiro de Carnaval “Alegrai-vos no Senhor”

O retiro de carnaval da Comunidade Católica Shalom ganhou um novo formato e uma nova identidade. O “Alegrai-vos no Senhor”, promete levar até as casas de todo o Brasil a alegria que não passa, mesmo em meio às tribulações deste tempo. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro, é gratuito e qualquer pessoa pode participar.

A programação do evento inclui pregações, adorações ao Santíssimo Sacramento no Altar e Celebrações Eucarísticas. Tudo com o intuito de renovar a esperança de cada participante que acompanhar a transmissão.

Para mais informações e participar, acesse o site clicando [AQUI].


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *