A alegria que expressada na cor rosa usada na liturgia, é a alegria que experimenta todo aquele que uma vez se achando perdido consegue encontrar o caminho de volta.
No evangelho de hoje (Mt 21, 23-27) vemos Jesus de volta ao templo e os fariseus procurando um motivo para condená-lo. E questionam-lhe de onde vem sua autoridade. Esqueceram que no início de sua vida pública, Jesus já havia dito com as palavras do profeta Isaías: “o Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me enviou curar, libertar, salvar.” Diante da dureza daqueles corações orgulhos, Jesus lhes responde com uma outra pergunta: “de onde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”
A atitude de Jesus nos leva ao salmo desta liturgia dizezendo-nos que “O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.”
Ele percorreu o caminho do Pai aos homens para nos conduzir de volta num caminho aoPai.
A autoridade de Jesus é própria do Filho que é enviado pelo Pai com o poder do Espírito Santo para reconduzir os pecadores, os pobres e os humildes “guiando-os no caminho da paz”. Ele percorreu o caminho do Pai aos homens para nos conduzir de volta num caminho aoPai.
Hoje quero voltar meus olhos para o céu, para a casa do Pai e reconhecendo meus pecados, minha pobreza, minha imperfeição, experimentar a alegria de voltar pro caminho de casa, pois não estou perdido.
E Você? Já se sentiu perdido? Vamos voltar pro caminho? Por que Ele vem ao nosso encontro, já podemos sentir.
Uma dica: o sacramento da confissão é uma excelente maneira de nos prepararmos pro Natal voltando pro caminho de Deus.
Shalom!
Itamar Machado, Consagrado da Comunidade Católica Shalom.