Formação

A Alegria de voltar para a Casa.

Hoje quero voltar meus olhos para o céu, para a casa do Pai e reconhecendo meus pecados, experimentar a alegria de voltar pro caminho de casa, pois não estou perdido.

comshalom

A alegria que expressada na cor rosa usada na liturgia, é a alegria que experimenta todo aquele que uma vez se achando perdido consegue encontrar o caminho de volta.

No evangelho de hoje (Mt 21, 23-27) vemos Jesus de volta ao templo e os fariseus procurando um motivo para condená-lo. E questionam-lhe de onde vem sua autoridade. Esqueceram que no início de sua vida pública, Jesus já havia dito com as palavras do profeta Isaías: “o Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me enviou curar, libertar, salvar.” Diante da dureza daqueles corações orgulhos, Jesus lhes responde com uma outra pergunta: “de onde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”

A atitude de Jesus nos leva ao salmo desta liturgia dizezendo-nos que “O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.” 

Ele percorreu o caminho do Pai aos homens para nos conduzir de volta num caminho aoPai.

A autoridade de Jesus é própria do Filho que é enviado pelo Pai com o poder do Espírito Santo para reconduzir os pecadores, os pobres e os humildes “guiando-os no caminho da paz”. Ele percorreu o caminho do Pai aos homens para nos conduzir de volta num caminho aoPai.

Hoje quero voltar meus olhos para o céu, para a casa do Pai e reconhecendo meus pecados, minha pobreza, minha imperfeição, experimentar a alegria de voltar pro caminho de casa, pois não estou perdido.

E Você? Já se sentiu perdido? Vamos voltar pro caminho? Por que Ele vem ao nosso encontro, já podemos sentir.

Uma dica: o sacramento da confissão é uma excelente maneira de nos prepararmos pro Natal voltando pro caminho de Deus.

Shalom!

Itamar Machado, Consagrado da Comunidade Católica Shalom.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *