Formação

Alguns aspectos da Evangelização

comshalom

“1. Enviado pelo Pai a anunciar o Evangelho (cf. Mc 1, 14),Jesus Cristo convida todos os homens à conversão e à fé (cf. Mc 1, 14-15),confiando aos Apóstolos, depois da sua ressurreição, a continuação da suamissão evangelizadora (cf. Mt 28, 19-20; Mc 16, 15; Lc 24, 4-7; At 1, 3): «comoo Pai me enviou também Eu vos envio» (Jo 20, 21; cf. 17, 18). Na verdade,através da Igreja, Ele quer atingir cada época da história, cada lugar da terrae cada âmbito da sociedade, chegar a cada pessoa, para que haja um só rebanho eum só pastor (cf. Jo 10, 16): «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a todaa criatura. Quem acreditar e for batizado será salvo, mas quem não acreditarserá condenado» (Mc 16, 15-16). Com efeito, os Apóstolos, «movidos peloEspírito, convidavam todos a mudar de vida, a converter-se e a receber oBatismo»[1], porque a «Igreja peregrinante é necessária à salvação»[2]”.

“2. «Toda a pessoa tem o direito de ouvir a ‘boa nova’ deDeus que se revela e se dá em Cristo, para realizar plenamente a sua própriavocação»[5]”.

“3. Todavia, hoje verifica-se uma crescente confusão queinduz muitos a deixar inaudível e inoperante o mandato missionário do Senhor(cf. Mt 28, 19). Muitas vezes pensa-se que toda a tentativa de convencer osoutros em questões religiosas seja um limite posto à liberdade. Seria lícitosomente expor as próprias idéias e convidar as pessoas a agir segundo aconsciência, sem favorecer uma conversão a Cristo e à fé católica. Diz-se quebasta ajudar os homens a serem mais homens ou mais fiéis à própria religião,que basta construir comunidades capazes de trabalhar pela justiça, a liberdade,a paz, a solidariedade. Além disso, alguns defendem que não se deveria anunciarCristo a quem O não conhece, nem favorecer a adesão à Igreja, pois seriapossível ser salvos mesmo sem um conhecimento explícito de Cristo e sem umaincorporação formal à Igreja.”

“4. Nada como a procura do bem e da verdade põe em jogo aliberdade humana, solicitando-a a uma adesão tal que compromete os aspectosfundamentais da vida. De modo particular é o caso da verdade salvífica, que nãoé só objeto do pensamento, mas algo que afeta toda a pessoa – inteligência,vontade, sentimentos, atividades e projetos – quando essa adere a Cristo.

Todavia, hoje formulam-se, com maior frequência, interrogaçõessobre a legitimidade de propor aos outros aquilo que é verdadeiro para si.Muitas vezes, tal proposta é vista como um atentado à liberdade dos outros.Esta visão da liberdade humana, desvinculada da sua referência inseparável daverdade, é uma das expressões «daquele relativismo que, nada reconhecendo comodefinitivo, deixa sozinho, como última medida, o próprio eu com as suasdecisões, e sob a aparência da liberdade torna-se para cada um uma prisão» [9].Nas diversas formas de agnosticismo e relativismo presentes no pensamentocontemporâneo, «a legítima pluralidade de posições cedeu o lugar a umpluralismo indefinido, fundado no pressuposto de que todas as posições sãoequivalentes: trata-se de um dos sintomas mais difusos, no contexto atual, dedesconfiança na verdade. E esta ressalva vale também para certas concepções devida originárias do Oriente: é que negam à verdade o seu caráter exclusivo, aopartirem do  pressuposto de que ela semanifesta de modo igual em doutrinas diversas ou mesmo contraditórias entre si»[10]”.

“O acolhimento da Revelação, que se realiza na fé, apesar deacontecer a um nível mais profundo, entra na dinâmica da busca da verdade: «aDeus que revela é devida a «obediência da fé» (Rom 16,26; cfr. Rom 1,5; 2 Cor10, 5-6); pela fé, o homem entrega-se total e livremente a Deus oferecendo “aDeus revelador o obséquio pleno da inteligência e da vontade” e prestandovoluntário assentimento à sua revelação»[14]… Por isso, solicitar honestamentea inteligência e a liberdade de uma pessoa, no encontro com Cristo e o seuEvangelho, não é uma indevida intromissão nos seus confrontos, mas uma legítimaoferta e um serviço que pode tornar mais fecundo as relações entre os homens”.

“7. Embora os não cristãos se possam salvar mediante a graçaque Deus dá por “caminhos que só Ele sabe”[ 21], a Igreja não pode não terconta do fato que a esses falta um grandíssimo bem neste mundo: conhecer overdadeiro rosto de Deus e a amizade com Jesus Cristo, o Deus conosco. De fato,«não há nada mais belo do que ser alcançados, surpreendidos pelo Evangelho, porCristo. Não há nada de mais belo do que conhecê-Lo e comunicar com os outros aSua amizade»[22]. Para qualquer homem a revelação das verdades fundamentais[23]sobre Deus, sobre si mesmo e sobre o mundo são um grande bem; enquanto viver naobscuridade, sem a verdade acerca das questões últimas, é um mal, muitas vezesna origem de sofrimentos e de escravaturas dramáticas. Eis porque S. Paulo nãohesita a descrever a conversão à fé cristã com uma libertação «do reino dastrevas» e uma entrada «no reino do Filho predileto, no qual temos a redenção eremissão dos pecados» (Col 1, 13-14)… A Igreja quer tornar participantes destesbens todas as pessoas, para que tenham assim a plenitude da verdade e dos meiosde salvação, «para entrar na liberdade dos filhos de Deus» (Rom 8, 21). Oimpulso originário da evangelização é o amor de Cristo pela salvação eterna doshomens. O espírito cristão foi sempre animado pela paixão de conduzir toda ahumanidade a Cristo na Igreja. De fato, a incorporação de novos membros àIgreja não é a extensão de um grupo de poder, mas o ingresso na rede de amizadecom Cristo, que liga o céu e a terra, continentes e épocas diversas. É aentrada no dom da comunhão com Cristo, que é «vida nova» animada pela caridadee pelo empenho pela justiça. A Igreja é instrumento – «gérmen e início»[27]- doReino de Deus; não é uma utopia política. É já presença de Deus na história etraz em si também o verdadeiro futuro, aquele definitivo no qual Ele será «tudoem todos» (1 Cor 15, 28); uma presença necessária, pois só Deus pode trazer aomundo verdadeira paz e justiça”.

“8. O Reino de Deus não é – como alguns hoje sustentam – umarealidade genérica que domina todas as experiências ou as tradições religiosas,e às quais deveriam tender como que a uma universal e indistinta comunhão todosaqueles que procuram Deus, mas é acima de tudo uma pessoa, que tem o rosto e onome de Jesus de Nazaré, imagem do Deus invisível [28]. Por isso, qualquerapelo do coração humano para Deus e o seu Reino só pode conduzir, pela suanatureza, a Cristo e ser orientado à entrada na sua Igreja, que daquele Reino ésinal eficaz. A Igreja é, então, veículo da presença de Deus e instrumento deuma verdadeira humanização do homem e do mundo. O dilatar-se da Igreja nahistória, que constitui a finalidade da missão, é um serviço à presença de Deusmediante o seu Reino: de fato não se pode «desligar o Reino da Igreja» [29]”.

“10. Hoje, todavia, o anúncio missionário da Igreja é «postoem causa por teorias de índole relativista, que pretendem justificar opluralismo religioso, não apenas de fato, mas também de iure (ou deprincípio)»[30]. Há muito que se criou uma situação na qual, para muitos fiéis,não é clara a mesma razão de ser da evangelização [31]. Afirma-se mesmo que apretensão de ter recebido em dom a plenitude da Revelação de Deus esconde umaatitude de intolerância e um perigo para a paz”.

“Compreende-se, então, a urgência do convite de Cristo paraevangelizar e como a missão, confiada pelo Senhor aos apóstolos, se dirige atodos os batizados. As palavras de Jesus – «ide e ensinai todas as nações,batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes aobservar tudo o que vos mandei» (Mt 28, 19-20) – interpelam a todos na Igreja,cada um segundo a sua vocação”.

13. Os relativismos e irenismos de hoje em âmbito religiosonão são um motivo válido para descurar este trabalhoso mas fascinante compromisso,que pertence à própria natureza da Igreja e é «sua tarefa primária» [54].

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.