Shalom

Almoço, ações sociais e Missa marcam Dia Mundial dos Pobres em Curitiba

comshalom

Data foi instituída pelo Papa Francisco e será celebrada por toda a Igreja neste domingo, 19 de novembro

“Não amemos com palavras, mas com obras” é o título da mensagem do Papa Francisco para o I Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado neste domingo, 19 de novembro em todo o mundo. Na Comunidade Católica Shalom, a partir de 12h, missionários e voluntários oferecerão para os pobres almoço, serviços como corte de cabelo, além de momentos de oração e o convite para participar da Missa.

O evento é promovido pela Promoção Humana Shalom, setor da Comunidade que alcança diretamente crianças em situação de vulnerabilidade social, jovens infratores, idosos, moradores de rua e pessoas que sofrem de dependência química. Ao todo, a Promoção Humana é responsável por 12 casas que acolhem este público espalhadas pelo Brasil, além de desenvolver atividades em três países africanos: Moçambique, Madagascar e Cabo Verde.

Quem desejar colaborar, deve adquirir ingresso no valor de R$15 e tornar-se, assim, um benfeitor do evento. “Este ingresso custeia entrada para duas pessoas: o benfeitor e o seu convidado, que neste dia é um pobre. Os pobres serão nossos convidados especiais. Este é um primeiro passo para começar um relacionamento entre nós e eles, uma conversão em nosso coração”, explica Diego Matzkin, um dos organizadores do evento. Os recursos arrecadados serão destinados a um dos projetos da Promoção Humana, o “José do Egito”, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social em três estados brasileiros.

Longe de ser assistencialismo, atitudes como essas são incentivadas pelo Papa na Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres: “Neste domingo, se viverem no nosso bairro pobres que buscam proteção e ajuda, aproximemo-nos deles: será um momento propício para encontrar o Deus que buscamos. Como ensina a Sagrada Escritura (cf. Gn 18, 3-5; Heb 13, 2), acolhamo-los como hóspedes privilegiados à nossa mesa; poderão ser mestres, que nos ajudam a viver de maneira mais coerente a fé”.

O convite pretende estimular todas as pessoas de boa vontade, independentemente de sua religião, a reagirem à “cultura do descarte”, expressão criada pelo Papa para designar a lógica que busca transformar tudo em objeto de troca, de consumo. Em vez disso, o pontífice conclama a assumirem a “cultura do encontro”, abrindo-se à partilha com os pobres como sinal concreto de fraternidade.

Este evento será realizado em todas as cidades onde há missão da Comunidade Católica Shalom. Em Curitiba, missionários da Toca de Assis, fraternidade que trabalha diretamente com os mais pobres e excluídos da sociedade auxiliarão a iniciativa.

Para saber mais sobre a Promoção Humana Shalom, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3v0zceqdHeU
ou acesse: https://comshalom.org/social/#

Leia a mensagem completa do Papa para o I Dia Mundial dos Pobres aqui: https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri/documents/papa-francesco_20170613_messaggio-i-giornatamondiale-poveri-2017.html

SERVIÇO
Dia Mundial dos Pobres na Comunidade Católica Shalom
Domingo, 19 de novembro
A partir de 12h, com almoço, ações sociais, oração e Santa Missa.
Mais informações: 3527-6670 (atende a partir de 14h).

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *