Mundo

Ambientalistas abandonam conferência da ONU sobre alterações climáticas

comshalom

ambientalistasVárias organizações ambientalistas internacionais – incluindo a Greenpeace, Amigos da Terra e a WWF – abandonaram a conferência climática da ONU que está a decorrer em Varsóvia, em protesto contra a lentidão nas negociações, segundo informa o site do jornal português “Público”. É o primeiro protesto do género, envolvendo simultaneamente várias organizações não-governamentais (ONG), na história das conferências climáticas da ONU, desde 1992, quando foi adotada a Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas. As ONG não participam do processo decisório em si da convenção, mas são parte integrante de muitas discussões oficiais.

A conferência de Varsóvia é um ponto de passagem no caminho rumo a um possível novo tratado climático em 2015 para reduzir as emissões globais de carbono e combater o aquecimento global. Mas as negociações estão a avançar com muita dificuldade, sequestradas pela divisão clássica entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Um dos principais problemas é a discussão sobre como os países ricos financiarão os mais pobres para lidarem com os efeitos das alterações climáticas. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, apelou aos países para apresentarem compromissos concretos até Setembro do próximo ano. Nessa altura, chefes de Estado e de Governo vão reunir-se em Nova Iorque para discutir o assunto, num evento promovido por Ban Ki-Moon à margem das negociações oficiais.

Membros de organizações ambientalistas e humanitárias, como a Greenpeace, WWF, Amigos da Terra, Oxfam e Christian Aid, deixaram o estádio onde decorre a conferência vestindo camisolas com a inscrição “Nós voltaremos”. Já a Rede de Ação Climática Europeia, que reúne organizações não-governamentais da UE, preferiu permanecer na conferência, apesar de compartilhar das razões do protesto.
Fonte: Jornal “Público”/ Rádio Vaticano  


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.